Topo

Bala na Cesta

O fim da Era Neto no Flamengo - o que vem por aí no rubro-negro?

Fábio Balassiano

16/05/2018 08h50

Terminou nesta terça-feira uma das Eras mais vitoriosas da história do basquete brasileiro. Técnico do Flamengo campeão do NBB, Liga das Américas, Liga Sul-Americana e Mundial, José Neto e o clube chegaram a um consenso que era melhor encerrar o ciclo. A gota d'água foi a eliminação até certo ponto precoce do rubro-negro na semifinal do NBB diante de um Mogi que foi totalmente superior do começo ao fim da série.

Em primeiro lugar, acho que uma coisa é fundamental dizer (e aqui é informação, não opinião): José Neto é o primeiro nome a ser discutido pela diretoria do Flamengo para o futuro do basquete do clube. Mais mudanças virão, sobretudo no elenco, que, pra ser bem justo, rendeu MUITO mal nas duas últimas pós-temporadas. E rendimento em quadra tem, sim, a ver com treinador mas muito também precisa estar na conta do próprio atleta. Jogar tudo na conta do comandante não é justo e isso está sendo levado em conta no alto escalão da Gávea. Logo, podem ter certeza que o grupo rubro-negro que terminou o NBB10 será bem diferente daquele que iniciará o NBB11.

De acordo com fontes ouvidas pelo blogueiro, se em 2017 a eliminação pro Pinheiros nas quartas-de-final foi encarada como acidente de percurso / problema pontual, desta vez a análise da diretoria é de que o caldo entornou por questões que poderiam ter sido resolvidas antes da eliminação pra Mogi acontecer de fato.

Sobre Neto em si, é muito óbvio que ele fez um excepcional "governo" no clube. Nem vou ficar enumerando suas conquistas, pois não caberia neste texto. Mais do que vitórias, ele conseguiu implantar uma cultura menos "emocional" e mais científica no clube. Os resultados vieram porque sua comissão técnica trabalhou muito bem e de forma a criar um sistema que ano sim, outro também, levou o Flamengo a conquistas. Se os dois últimos anos não foram excelentes, e não foram mesmo, o cômputo geral é absurdamente positivo pra ele.

Pelo lado do clube eu entendo a mudança. O Flamengo montou um timaço, contratou Anderson Varejão com toda pompa e nem chegou à final. Entendo o tombo e como isso deve ser reportado internamente, pra torcida e patrocinadores.

De todo modo, e tendo a noção que não sou dirigente e nem conheço tudo o que ocorreu internamente, eu não trocaria José Neto. Mas entendo perfeitamente o clube querer ver algo diferente, novo. É do jogo e toda relação time / treinador tem isso mesmo. Meu único ponto é que as análises deveriam ser muito mas feitas em cima de trabalhos do que de resultados em si. Frustrantes, sim, as duas últimas temporadas rubro-negras, mas "mico" eu não concordo. Mogi tem um excepcional time e um excelente técnico. Não é vergonha alguma perder 2X no Hugão. A decisão está tomada e o Fla agora irá ao mercado.

No final das contas, sinceramente acho que este é um casamento que termina com os dois tristes – há amor e respeito das duas partes. E talvez seja salutar uma mudança até pra cada um conhecer novas realidades. O clube com um novo técnico, uma nova filosofia, uma nova maneira de ver o mundo. O treinador, pra procurar se reinventar, trazer "molhos" diferentes para suas receitas de comandante e respirar novos ares, o que é sempre bom.

No começo os dois sentirão muita falta do outro, olharão pro lado e pensarão aquele famoso "caramba, como seria se ele estivesse aqui?", mas todo ciclo tem seu fim e o rubro-negro com José Neto foi fechado ontem. Vejamos quais serão os próximos passos tanto de um quanto de outro.

E você, achou que o clube agiu bem?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.