Topo

Bala na Cesta

Ele fez de novo: LeBron James mata bola salvadora e dá vitória ao Cavs - veja o lance!

Fábio Balassiano

06/05/2018 03h39

Você leu aqui há dois dias que escrevi que o playoff de 2018 provavelmente ratificaria LeBron James como um dos cinco melhores de todos os tempos, né? Pois bem. Neste sábado o ala do Cavs deu mais uma prova de quão incrível tem sido esta sua pós-temporada.

Diante de um valente (pela primeira vez) Toronto Raptors que retirou 17 pontos de diferença nos últimos 15 minutos de jogo para empatar a partida com menos de 10 segundos por jogar LeBron James partiu de novo para o resgate de sua equipe – algo que ele tem feito no campeonato INTEIRO, aliás.

O King recebeu a bola no setor defensivo, cruzou a quadra inteira e decidiu a partida a favor de seu time por 105-103. Bola certeira no estouro do cronômetro, incredulidade dos torontinos, vitória do Cleveland, festa da torcida local, que viu pela segunda vez neste playoff LeBron "batendo" a sirene para ganhar uma partida bem enrolada (na primeira rodada a vítima havia sido o Indiana Pacers).

O cracaço terminou o duelo com incríveis 38 pontos, 7 assistências e 6 rebotes, colocou o Cleveland na porta da final da conferência Leste pela quarta vez seguida com os 3-0 que possui e pôs mais um tijolinho em sua casa de feitos absurdos desta pós-temporada. Abaixo a bola final contra o Raptors neste sábado em Ohio:

Na entrevista coletiva depois do jogo, a declaração que resume bem a sua carreira e seu atual momento com a franquia: "Jogo empatado, perdendo por um, dois ou três eu estou aqui. Vivo para estes momentos e toda vez que meu time precisar eu estarei aqui, disponível e pronto para ajudar".

E como sempre um grande estudante do jogo, ele foi ainda mais fundo em sua análise: "Venho tentando e praticando este tipo de jogada desde meus cinco, seis anos de idade. Este floater é algo que treino e faço há muito tempo. É uma jogada difícil, sobretudo quando faço isso jogando o corpo pro meu lado esquerdo, já que sou destro, e preciso converter a bandeja longa girando a mão pro outro lado. Tive a sorte de ter conseguido o espaço para fazer diante da cidade de Cleveland e em um jogo tão importante", finalizou a respeito de seu lance derradeiro.

E como sempre tem feito nesta pós-temporada, ontem o camisa 23 superou alguns feitos. Ele, que já está empatado com ele próprio e Kobe Bryant (2009) como os únicos a terem 4 partidas com 40+ pontos em uma mesma edição de playoff (pode superar isso, evidentemente), se tornou o primeiro nos últimos 15 anos a conseguir duas bolas vencedoras (game winners – arremessos contra o estouro do cronômetro) em pós-temporada.

De quebra, James chegou a 227 jogos de pós-temporada, superando o francês Tony Parker (226) e se colocando no quinto a lista geral da história da liga (atrás apenas de Kareem Abdul-Jabbar, Robert Horry, Tim Duncan e Derek Fisher, o líder no quesito com 259).

Por fim, abaixo dados pra quem gosta da comparação entre Michael Jordan (pra mim ainda insuperável) e LeBron James quando falamos em arremessos nos últimos cinco segundos de tempo normal e prorrogação de playoff quando o jogo está empatado e/ou para ser vencido pelos seus times (arremessos tentados, percentual de conversão e bolas contra o estouro do cronômetro). LeBron supera MJ em TODOS os quesitos…

Abaixo vídeo com a sua performance completa na noite deste sábado:

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.