Topo

Bala na Cesta

Desfalque? Cansaço? O Boston não liga pra isso, vence de novo e abre 1-0 do contra o Sixers

Fábio Balassiano

01/05/2018 02h42

Sem Jaylen Brown, Kyrie Irving, Gordon Hayward e Daniel Theis. O Boston Celtics, que teve a primeira rodada prorrogada com o Milwaukee Bucks até sete jogos no sábado, entrou assim pra jogar a semifinal do Leste ontem contra um descansado Philadelphia 76ers que não havia jogado há quase uma semana. E qual foi o resultado final da partida disputada em Boston? Incríveis 117-101 pros Celtics, que têm 1-0 contra o Sixers. A segunda partida será também na casa do Boston, na quinta-feira (21h30, com ESPN).

Dá pra refletir muito sobre organização tática de times, capacidade de abstração de problemas, administração de elenco e jamais desistir. Aulas que o técnico Brad Stevens têm dado desde realmente o primeiro dia da temporada, quando logo nos minutos iniciais ele perdeu uma de suas estrelas (Gordon Hayward Se lesionou na estreia contra o Cleveland). Em nenhum momento Stevens ousou reclamar dos problemas ou da falta de sorte de uma franquia que dia após dia foi perdendo jogadores pro departamento médico. Stevens, realmente, só trabalha e desenvolve os (muitos) jovens que possui em suas mãos pra colocar em quadra.

Isso tudo explica uma piada que está rolando na internet. A que conta que pro próximo jogo o calouro ala Jayson Tatum e o sensacional pivô dominicano Al Horford vão ser retirados do quinteto titular do Boston porque está fácil demais pro técnico Brad Stevens armar times competitivos (brincadeira ao fato de mesmo com inúmeros desfalques a capacidade de Stevens de montar formações cascudas com os Celtics se mantém).

‪Por fim, não deixa de ser um belo cartão de apresentação ao novato Ben Simmons o que fez o também calouro Jayson Tatum (28 pontos e 3 rebotes sendo sensacional pelos verdes) nesta segunda-feira em Boston. Armador do Sixers e dono de uma marra impressionante, Simmons disse recentemente que nenhum jogador de primeiro ano na NBA o havia impressionado. De quebra pra Simmons o surpreendente Terry Rozier, reserva da estrela Kyrie Irving (também machucado), estava pegando fogo e saiu-se com 29pts, 8reb e 6assist.

‪No final das contas, Tatum é impressionante. Rozier, surpreendente. Horford, subestimado porque consistente até dizer dizer. E sobretudo Brad Stevens um técnico pra lá de genial.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.