Topo

Bala na Cesta

Oladipo foi desprezado devido a temporada passada - neste domingo fez algo inédito contra LeBron

Fábio Balassiano

16/04/2018 04h02

Instagram Indiana Pacers

Quando o Oklahoma City Thunder foi eliminado no playoff de 2017 para o Houston Rockets o nome mais criticado foi o de Victor Oladipo. Ala contratado para ser uma espécie de parceiro ideal de Russell Westbrook, que conseguira a sua primeira temporada de triplo-duplo de média, ele realmente não foi bem com 10,8 pontos e 24% de conversão nas bolas de três. Ato contínuo, o OKC nem pensou muito, não quis refletir que aquela era a primeira pós-temporada da vida do rapaz e trocou Oladipo para o Indiana Pacers para adquirir Paul George naquela que muita gente considerava a troca do século (Dipo estava por baixo e George já era um All-Star reconhecido).

O tempo passou e neste domingo o mesmo desprezado Oladipo conseguiu algo que nunca na carreira de LeBron James havia acontecido. Autor de 32 pontos, 6 rebotes, 4 assistências e 4 roubos, coube a Dipo liderar o Indiana Pacers a uma imponente vitória contra o Cavs em Cleveland por 98-80, marcando a primeira vez nos 15 anos da vida profissional de LeBron que o craque perdeu uma partida inicial de uma série de primeira rodada de playoff da NBA (12-0 até ontem). De nada adiantou seu triplo-duplo de respeito (24 pontos, 12 assistências e 10 rebotes, o seu vigésimo em pós-temporada), já que a performance de seus companheiros foi bem abaixo da crítica (nenhum titular somou mais de 9 pontos…).

A fantástica partida de Oladipo na tarde de ontem em Ohio é mais um dos pontos altos do ala-armador de 25 anos nesta temporada. Produto da faculdade de Indiana (ele já era um ídolo local antes de se tornar um Pacer e é amado pela cidade há anos), Dipo registrou as médias de 23,1 pontos, 5,2 rebotes e 4,3 assistências – TODAS as maiores de sua carreira – e deve ser eleito o jogador que mais evoluiu de um campeonato para o outro na NBA. Com performances elétricas, ele tornou-se All-Star pela primeira vez e guiou um até certo ponto surpreendente Pacers, franquia da qual ninguém esperava absolutamente nada em 2017/2018 depois da perda de Paul George, a quinta posição do Leste com a campanha de 48-34, a melhor desde 2014.

Instagram Indiana Pacers

De quebra, a derrota para o Pacers acabou com uma sequência de 21 vitórias seguidas dos times de LeBron James nas primeiras rodadas de playoff. Desde 9 de maio de 2012 contra o Knicks LBJ não via um time seu ser derrotado em uma partida de fase inicial do mata-mata da NBA. Aconteceu neste domingo, e da pior maneira possível. O Indiana jogou muita bola, foi dominante, mais atlético, mais rápido, mais certeiro de fora (11/28 contra 8/34 do Cavs de longe), mais tudo do começo ao fim e massacrou um atônito e desorganizado Cleveland de maneira impiedosa.

A série continua na quarta-feira em Ohio, e novo revés fará com que o Cleveland viaje para Indianápolis com 0-2 na bagagem. Pro Pacers é a chance de colocar de vez os Cavs contra a parede. Victor Oladipo será, mais do que nunca, chamado para liderar a sua franquia.

Abaixo lances da performance do camisa 4 neste domingo em Cleveland.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.