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Bala na Cesta

Com todos os jogos exibidos pela segunda vez seguida, NBB mira novo crescimento com playoffs

Fábio Balassiano

05/04/2018 06h00

O playoff do NBB começou no sábado passado com a vitória na prorrogação do Caxias do Sul contra o Botafogo no Rio de Janeiro, seguiu com triunfos de Minas, Bauru e Pinheiros contra Vitória, Vasco e Basquete Cearense, respectivamente, e tem as partidas de número 2 já acontecendo nesta semana (ontem o Vitória-BA igualou a série ao vencer o Minas em Salvador). Tal qual ocorreu em 2017, a Liga Nacional de Basquete verá todas as partidas exibidas no mata-mata de 2018. Nesta quinta-feira, por exemplo, o Sportv exibe uma rodada dupla com Caxias do Sul x Botafogo às 19h e Bauru x Vasco logo em seguida às 21h.

Se ano passado as partidas eram na TV Aberta (Band), Fechada (Sportv) e Facebook, neste ano os três players se mantêm e ganham a companhia do Twitter, que também exibirá as partidas. O objetivo, claro, é potencializar o valor do produto NBB e expandir as fronteiras da modalidade.

"A audiência do NBB tem crescido em todas as plataformas. Nas mídias sociais, quebramos todos os recordes ano após ano. Na TV fechada, nossa média aumentou na última temporada. E na TV aberta, os números cresceram muito desde o início das transmissões (RedeTv depois Band). Não há dúvidas que nos playoffs a expectativa é que a gente consiga continuar nesse ritmo, principalmente porque acreditamos que o produto está maduro. Dentro da quadra, temos um campeonato extremamente competitivo e imprevisível. Na temporada passada, por exemplo, todas as equipes do G4 foram eliminadas e isso é um grande atrativo para as transmissões", disse Guilherme Buso, Gerente de Comunicação, em contato com o blog.

Com números em alta, o NBB experimenta uma nova fase crescimento em suas quatro mídias. Na primeira transmissão de playoff via rede social, na segunda-feira no Facebook quando Bauru venceu o Vasco no Rio de Janeiro, foram 104 mil usuários únicos assistindo, a maior audiência da temporada (o recorde histórico da Liga Nacional no Face aconteceu justamente em um duelo de mata-mata, o jogo número 3 entre Flamengo e Pinheiros ano passado quando 194 mil pessoas viram o confronto). No Twitter, mais de 117 mil usuários únicos viram Flamengo x Basquete Cearense no domingo passado.

O foco, ao contrário do que pode parecer, não está "só" nas audiências, mas também nos famosos engajamentos dos fãs com a Liga antes, durante e depois das partidas, algo que deve se acentuar a partir de agora, no mata-mata de 2018 que contará com estrelas do porte de Anderson Varejão, Leandrinho, Shamell, Alex, entre outros.

"Temos sentido o crescimento do basquete de forma bem clara. Além dos números de audiência que recebemos, a gente mede através das mídias sociais que o NBB está muito mais quente nas discussões. As hashtags do NBB viram Trending Topics no Twitter em toda e qualquer transmissão. Isso é uma forma de avaliar, e sentimos que a conversa está sendo feita em todas as plataformas, seja via perfis oficiais do NBB, dos clubes, dos atletas e de sites que cobrem basquete. O NBB sempre teve uma preocupação muito grande em estar sempre antenado às ferramentas de engajamento, tanto que estamos com transmissões via streaming há 4 anos (a primeira transmissão foi no dia 25 de março de 2014) e realizamos uma série de ações nas mídias sociais, como o Social Media Trainning que fizemos no Twitter com os atletas no Jogo das Estrelas deste ano. Tudo isso faz parte da nossa estratégia de comunicação e marketing e que felizmente os resultados aparecem nos números e na aceitação dos parceiros e dos fãs", finaliza Buso.

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