Topo

Bala na Cesta

Playoffs do NBB começam neste sábado - confira os duelos e palpites

Fábio Balassiano

31/03/2018 05h45

Começa hoje o playoff do NBB. Com Flamengo, o líder da fase de classificação, Paulistano, Franca e Mogi descansando na primeira rodada, oito times jogam as oitavas de final a partir deste sábado (Botafogo x Caxias do Sul, no Ginásio de General Severiano, no Rio de Janeiro, abrem os trabalhos com transmissão ao vivo da Band a partir das 14h).

Abaixo pequeno resumo de cada uma das séries, com o palpite no final. O calendário completo encontra-se aqui, bem como as transmissões já previstas para Sportv, Twitter, Band e Facebook. Um ponto importante sobre os duelos em melhor de cinco jogos: as partidas 2, 3 e 5 são na casa do time de melhor campanha, com as 1 e 4, na da equipe com o time de pior retrospecto. Vamos lá:

CAXIAS DO SUL X BOTAFOGO -> Caxias é a maior surpresa da temporada 2017/2018 do NBB. Rebaixado em 2016/2017 mas mantido na divisão de elite devido a desistência de Brasília, o time do técnico Rodrigo Barbosa mexeu no elenco, deu a bola nas mãos de Cauê Borges (foto abaixo), cestinha do time com 16 pontos de média e um dos melhores jogadores da competição, venceu o atual campeão, Bauru, duas vezes e fechou a fase de classificação com incríveis e convincentes 16-12.

Do outro lado está um Botafogo com projeto iniciando, sem fazer loucuras e assumindo seus problemas e qualidades como todos deveriam fazer. Possui um Jamaal que quem sabe apronta alguma coisa, mas nada muito além disso.

A torcida de Caxias é um show à parte, deve fazer bastante diferença, bem como Cauê, Paranhos e a Alex, um dos jogadores mais subestimados do país (ótimo defensor, ótimo potencial físico e sempre pronto para fazer o "trabalho sujo"na marcação dos principais pontuadores dos rivais).
PALPITE: Caxias em quatro jogos

BAURU X VASCO DA GAMA -> O Vasco é a maior decepção do basquete brasileiro na temporada. Montou time recheado de grandes nomes, não deu certo, atrasou salário, demitiu técnico, teve mudança na presidência. Tudo o que poderia acontecer de errado ocorreu – inclusive dentro de quadra. A campanha de 12-16 fala por si.

Do outro lado, o atual campeão Bauru repete o percurso de 2017 quando também foi jogar a primeira rodada (venceu Macaé em três jogos), mas dessa vez o time do técnico Demétrius me parece menos homogêneo e concentrado na defesa como no ano passado. Fazem falta a experiência de Valtinho na armação, os tiros longos de Jefferson e Leo e também a contundência de Shilton na proteção do aro. Os talentosos e também experientes Alex e Hettsheimeir terão que se desdobrar demais não só nessa série, mas também em uma eventual quarta-de-final contra Franca.

No final, Demétrius, bem experiente e conhecendo bem o dia a dia de playoffs, Alex e Hettheimeir devem ser os diferenciais bauruenses na série.
PALPITE: Bauru em cinco jogos

PINHEIROS X BASQUETE CEARENSE  -> O Pinheiros começou bem o NBB, mas caiu ao longo da competição quando as lesões chegaram. Desmond Holloway, um dos melhores jogadores do país, foi ao solo e não jogou o Jogo das Estrelas, por exemplo. Da metade final pra reta decisiva da fase regular os pinheirenses foram bem erráticos, perdendo quatro seguidas antes de bater a rebaixada Liga Sorocabana e um abalado Mogi vindo de derrota na final da Liga das Américas.

Do outro lado também está um time errático. O Basquete Cearense jogou muito mal este NBB, inclusive com sua principal peça, Davi Rossetto, reduzindo todas as suas médias em relação a temporada anterior. Só que o final pode ser um bom indicador para os cearenses, que venceram Franca, Mogi e Bauru (no jogo de Paulinho Boracini) de uma tacada só e sempre contando com o apoio da fanática torcida local. Quem sabe era o combustível que o time precisava.

No final, acredito que a maior capacidade de decisão de Holloway e Bennett, os dois armadores americanos do time de São Paulo, farão a diferença pros pinheirenses.
PALPITE: Pinheiros em cinco jogos.

VITÓRIA X MINAS  -> Grande duelo das pranchetas envolvendo um treinador experiente, Régis Marrelli, um dos caras que mais entendem de basquete por aqui e técnico do Vitória-BA, e Espiga, comandante do Minas e em seu primeiro ano como técnico principal depois de ter sido assistente no Basquete Cearense por anos e anos.

O Vitória conta com quatro jogadores com 10+ pontos na rotação (Okorie, Dawkins, Shaw e Arthur), o apoio da torcida e o fato de ter boa parte do grupo jogando sob a mesma filosofia há anos. O Minas, por sua vez, foi praticamente remontado para essa temporada, se classificou, seu principal objetivo, mas foi claudicante demais ao longo de toda temporada.

Creio que o maior tempo de entrosamento + mando de quadra façam a diferença por aqui.
PALPITE: Vitória em cinco jogos.

Concorda comigo? O que acha? Comente também com o seu palpite!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.