Topo

Bala na Cesta

O fator Arnaldinho que pode ajudar o Botafogo na reta final do NBB

Fábio Balassiano

10/03/2018 08h59

Diego Maranhão / Tabela Carioca

* Por Felipe Souza

Em busca de vaga nos playoffs (avançam os 12 primeiros), o Botafogo conseguiu importantes vitórias nos últimos dias em General Severiano. Fez 88-77 contra Joinville, rival direto pelas vagas derradeiras no mata-mata, e bateu Caxias do Sul por 76-67. Com três jogos restantes (Flamengo na segunda-feira, Bauru no dia 25/03 e Franca em 27/03), o alvinegro (7-18 no campeonato e na décima-segunda posição) conta com a experiência de um rosto bastante conhecido da torcida para chegar a pós-temporada do NBB em seu ano de estreia na competição.

Estou falando do ala-armador Arnaldo de Souza Moreira, o Arnaldinho. Aos 39 anos, ele começou a sua carreira no Botafogo no século passado e participou de campanhas brilhantes com o time no começo deste século. Como armador, fez dupla incrível com Marcelinho Machado (hoje no Flamengo), rodou e, tempos depois, foi peça fundamental para o time conquistar a Liga Ouro no ano passado para selar a volta do time à elite do basquete brasileiro em 2017/2018.

No começo do NBB, porém, Arnaldinho se machucou, voltando a jogar justamente nas partidas contra Joinville e Caxias do Sul. Ainda com minutos controlados pela comissão técnica, sua importância para a equipe pode ser sentida para quem acompanha o time mais de perto.

O capitão, o jogador mais velho do elenco e referência para todos, é um dos grandes líderes do Botafogo e tem um enorme impacto na equipe dentro e fora da quadra. Nos treinos, ele aconselha os mais jovens e cobra de toda equipe para que seus companheiros entreguem o máximo de si. Nas partidas, do banco de reservas ele busca apoiar e passar confiança para os atletas alvinegros. Parece pouco, mas isso tem sido fundamental para uma equipe que vive de altos e baixos nesta temporada do NBB e que tem muitos jogadores novos e enfrentando pela primeira vez as dificuldades da elite do basquete brasileiro.

Vale lembrar que o Arnaldinho está desde o começo desta volta do projeto botafoguense, passando por todas as dificuldades possíveis para jogar este NBB. Pouca gente sabe, mas ele chegou a dirigir Uber para complementar a sua renda meses atrás. Mesmo tendo jogado apenas seis partidas neste NBB, ele é um dos jogadores que tem uma ligação forte com o Glorioso e sua torcida.

Com a temporada regular chegando ao fim e a ida para os playoffs cada vez mais próxima, a importância de ter o Arnaldinho no elenco deve crescer mais. O time, que em muitos momentos em uma partida, mostra falta de concentração, sabe que com Arnaldinho em quadra isso pode mudar. Ele contagia a equipe e consegue fazer com que os torcedores sigam apoiando mais e mais.

A liderança do Arnaldinho não garante que o Botafogo consiga chegar longe nessa temporada. Mas deve ajudar e muito a equipe a ter mais confiança para brigar pela última vaga no playoff do NBB.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.