Topo

Bala na Cesta

Decepção do NBB, Vasco demite técnico Dedé, que afirma: 'Resultados levam a mudanças de caminhos'

Fábio Balassiano

06/03/2018 08h18

Foto: Thiago Moreira/Vasco

No final da noite desta segunda-feira o Vasco anunciou uma mudança drástica para este final de NBB. O clube da Colina demitiu o técnico Dedé Barbosa, e anunciou que o auxiliar Christiano Pereira será o comandante cruzmaltino até o final da competição. A gota d'água para a saída de Dedé, o primeiro treinador a ser demitido durante esta temporada, foi a derrota do último sábado diante do Paulistano por 102-59 em São Paulo.

Falarei, de forma mais analítica sobre a tomada de decisão do clube que demite o treinador faltando menos de um mês pro começo do playoff, mas a maior decepção da temporada (o estelar Vasco da Gama tem a décima-primeira melhor campanha com 10-14) fez com que a corda roesse pro lado do treinador – muito comum no esporte, mega comum no futebol brasileiro sobretudo.

De cara eu digo que é uma cultura que não gosto muito, principalmente para uma agremiação que teve problemas de salários atrasados, uma eleição tumultuada e lesões em série no meio desse caminho todo (Gui Deodato, Fúlvio etc.), mas depois volto ao tema.

Foto: Thiago Moreira / Vasco

Ontem à noite conversei com Dedé rapidamente, que enviou a seguinte nota com exclusividade ao blog:

"Nesta segunda-feira meu ciclo como técnico do Vasco da Gama se encerrou. Minha passagem pelo clube termina de uma maneira muito diferente da que planejamos e muito distante da que sonhei para esse projeto. Tenho consciência de que no esporte os resultados levam a mudanças de caminhos, e por isso respeito a decisão tomada pela diretoria do Vasco de que o melhor para o clube no momento era seguir outro rumo. Agradeço o respeito que fui tratado do primeiro ao último minuto em que estive no clube.

Foram um ano e dois meses de dedicação e intensidade máximas ao Vasco, que é a única forma que sei trabalhar. Tive a oportunidade de poder liderar um grupo de pessoas escolhidas por mim, e da convivência com elas levo a maior riqueza desse período. Sou grato aos atletas e a comissão técnica pela parceria e pelo companheirismo nos bons momentos e nos momentos de aprendizado.

Nos próximos dias, longe das quadras e da rotina de jogos e treinos, terei a oportunidade de avaliar com calma os motivos do projeto não ter alcançado os objetivos que planejei. Tenho certeza que terei muitas e novas lições desse momento. Todas elas vão me tornar mais preparado para os próximos desafios".

Dedé assumiu o Vasco na metade final do NBB passado, levou o time aos playoffs e nesta temporada comandou o time em 24 jogos (10-14).

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.