Topo

Bala na Cesta

No primeiro jogo envolvendo dois campeões da NBA, Flamengo e Franca duelam pelo NBB

Fábio Balassiano

15/02/2018 06h20

Que dia especial este 15 de fevereiro de 2018 para o NBB. Pela primeira vez na história da competição dois jogadores com título da NBA estarão frente a frente em solo nacional. E em um palco pra lá de especial. E com duas equipes pra lá de tradicionais.

Flamengo e Franca duelam na Arena Carioca I, ginásio do basquete nas Olimpíadas de 2016, em confronto que coloca frente a frente Anderson Varejão, pivô rubro-negro recém-contratado e campeão pelo Golden State Warriors em 2017, e Leandrinho, ala-armador francano e vencedor da liga norte-americana em 2015 pela mesmíssima franquia. O Sportv2 e o Facebook da Liga Nacional exibem a partida a parti das 21h15.

Anderson e Leandrinho passaram mais de uma década na NBA e retornaram ao basquete brasileiro nesta temporada. Nos EUA, eles se enfrentaram algumas vezes, e a vantagem é do hoje ala-armador francano. Dos 14 duelos entre ambos, atual camisa 19 do Franca leva a melhor com nove vitórias contra cinco de Varejão. Os dois, aliás, já jogaram nos rivais de logo mais. Leandrinho pelo Flamengo em 2011/2012 quando a NBA esteve em greve (6 partidas e 19 pontos de média). Varejão no começo de sua vida profissional, lá em 2000 e 2001, antes de se transferir para o Barcelona.

Se vale muito para os dois, Anderson e Leandrinho, em termos pessoais, o duelo de logo mais tem um valor incrível para a tabela de classificação do NBB. Com o mesmo número de partidas até o momento (19), Flamengo e Franca estão separados por apenas um jogo. Com 16 vitórias, o rubro-negro carioca está na vice-liderança, atrás apenas do Paulistano, que tem 18-3. Com 15-4, os francanos aparecem na terceira posição. Caso vença o duelo desta quinta-feira, o time paulista assumirá a segunda colocação, já que leva a melhor no confronto direto.

Se isso tudo já não fosse muita coisa, o jogo de hoje marca um duelo pra lá de bacana entre dois técnicos muito bons (Neto pelo Flamengo e Helinho por Franca), dois projetos de basquete que têm enchido ginásios (na Arena Carioca no Rio de Janeiro e no Pedrocão) e por atletas que estarão jogando pela seleção brasileira pelas eliminatórias na semana que vem contra Colômbia e Chile em Goiânia. Pelo rubro-negro, Arthur Pecos (armador) e Anderson Varejão (pivô). Pelos francanos, Leandrinho, Leo Meindl (ala), Lucas Cipolini (pivô), Rafa Luz (armador que foi campeão pelo Flamengo dois anos atrás inclusive) e Rafael Mineiro (pivô). Curiosamente, o cestinha do NBB, Marquinhos (18,4 pontos/jogo), não aparece na lista do técnico Aleksandra Petrovic.

Não preciso dizer que este Flamengo x Franca é imperdível, né? Jogaço logo mais na Arena Carioca.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.