Topo

Bala na Cesta

Sete motivos para ficarmos de olho nos jogos de Natal da NBA em 2017

Fábio Balassiano

25/12/2017 06h20

A NBA realiza hoje a sua tradicional rodada de Natal. Desde 1947, quando o New York Knicks bateu o Providence Steamrollers no Madison Square Garden por 89–75, em todos os anos, com exceção de 1988 devido ao locaute (greve dos atletas), houve rodada no dia 25 de dezembro. Já foram disputados 247 jogos nesta data, e com os cinco desta segunda-feira passaremos da casa dos 250 duelos natalinos (times mandantes têm 142-75 na história).

O blog separou alguns motivos para ficarmos ligados nas partidas que começam às 15h com Knicks e Sixers, seguindo com Warriors x Cavs (18h), Celtics x Wizards (20h30), Thunder x Rockets (23h) e fechando com Lakers x Wolves (01h30 já de terça-feira). Os quatro primeiros duelos têm transmissão da ESPN, com o último sendo exibido pelo Sportv)

1) James Harden x Russell Westbrook -> O atual MVP, Russell Westbrook, contra provavelmente aquele que será o MVP desta temporada, James Harden. O camisa 0 do OKC derrubou uma bola vencedora contra o Hawks em casa na última sexta-feira, colocou o Thunder em quarto do Oeste e continua jogando muitíssimo bem apesar do péssimo aproveitamento nos arremessos (menos de 40%). Do outro lado está James Harden, líder em pontos da NBA (31 por jogo) e primeiro atleta desde Kobe Bryant em 2007 a conseguir partidas seguidas com mais de 50 pontos (pra azar dele, derrotas para Lakers e Clippers).

2) A reedição das três últimas finais -> Não teremos Stephen Curry, mas há o duelo LeBron James x Kevin Durant na partida entre Cavs e Warriors em Oakland. Será a reedição das três últimas finais e provavelmente também a prévia da decisão de junho de 2018. Olho em LeBron, que tem jogado um absurdo de bem e afirmando pra quem quiser ouvir que quer o troféu de MVP da temporada regular também.

3) O primeiro jogo em Boston -> Como disse aqui ontem, este ano marca o primeiro jogo de Natal EM Boston. Os Celtics já atuaram no dia 25 de dezembro em 30 ocasiões, mas só em 2017 a torcida poderá ver a equipe no seu ginásio.

4) Joel Embiid e o Garden -> O carismático pivô do Sixers abre o Garden pra rodada natalina. O Knicks é o time que mais jogou no Natal (51 vezes) e espera melhor sorte. No ano passado perdeu de 119-114 do Celtics também em casa.

5) Recorde de pontos no Natal? -> Em 1984 o ala do New York Knicks Bernard King anotou 60 pontos contra o Nets, chegando a maior marca das partidas de Natal. Será que James Harden ou outro atleta consegue superar essa marca?

6) Os garotos do Lakers no Natal -> Em que pese a recém-anunciada ausência do armador Lonzo Ball (ombro lesionado e para por uma semana), os garotos do Los Angeles Lakers são atração neste dia 25 também. Cestinha do time com quase 18 pontos de média, Kyle Kuzma (foto acima) chama atenção, bem como Brandom Ingram. Julius Randle e Larry Nance também merecem destaque. Do outro lado estará o Minnesota, irregular mas já na zona dos playoffs do Oeste.

7) Mais triplos-duplos? -> Cinco jogadores — Russell Westbrook, LeBron James, Billy Cunningham, John Havlicek e Oscar Robertson — já conseguiram triplos-duplos em partidas de Natal. Mais alguém entrará neste seleto grupo nesta segunda-feira?

Depois disso, dá pra se programar e conversar com a família pra ficar na frente da televisão, né?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.