Topo

Bala na Cesta

Por que o jogo de Natal de 2017 é o mais especial da história do Celtics

Fábio Balassiano

24/12/2017 06h00

Maior técnico da história do Boston Celtics, o lendário Red Auerbach (foto acima), nove vezes campeão como treinador da franquia, dizia que torcia para a equipe nunca jogar as partidas de Natal em casa. Segundo Red, era injusto com os profissionais que trabalhavam na arena perder o dia natalino com suas famílias para trabalhar pelo basquete.

Não se sabe exatamente se a declaração de Auerbach influenciava a direção da NBA, mas o fato é que o Celtics NUNCA atuou uma partida de Natal da maior liga de basquete do mundo em Boston. Ao todo foram 30 jogos dos verdes no dia 25 de dezembro (13 vitórias), e apenas em 1964 a equipe teve o mando de quadra. Mesmo assim, como fazia parte da rodada dupla o duelo contra o Detroit Pistons foi disputado no Madison Square Garden, em Nova Iorque. A realidade, porém, muda para 2017.

Mandando a tradição pra longe, a NBA marcou o primeiro jogo de Natal da história da liga a ser disputado em Boston. No dia 25 de dezembro de 2017 às 20h30 (de Brasília) os verdes enfrentarão o Washington Wizards, na reedição do confronto do playoff passado vencido pelos Celtics por 4-3, neste que está sendo considerado o jogo natalino mais especial da história da franquia justamente pelo fato de ser disputado na frente dos fanáticos torcedores verdes.

Será, também, a primeira vez em sua carreira que Kyrie Irving joga uma partida de Natal, uma das mais chamativas da rede nacional americana (a gigante ABC exibirá o jogo), como protagonista, já que nos últimos anos em Cleveland os holofotes ficavam todos para LeBron James. O camisa 11 de Boston tem as médias de 24,9 pontos e 4,9 assistências.

Ah, e querem saber se os torcedores de Boston gostaram da ideia? Vale dizer que os ingressos se esgotaram logo na semana de abertura das vendas da temporada, em uma prova que o torcedor local aguardava

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.