Topo

Bala na Cesta

Está marcada a data pra abertura da caixa-preta da CBB - entenda o que irá acontecer em 18/12

Fábio Balassiano

05/12/2017 13h00

Foi mais rápido do que muita gente pensava. Guy Peixoto, o novo presidente da Confederação Brasileira de Basketball, assumiu em março de 2017 e logo de cara afirmou que passaria um pente fino nas contas da entidade nos últimos anos pra entender realmente onde estava pisando (no que ele estava certíssimo). Também a pedido da FIBA (mais aqui), que fez essa exigência para retirar a suspensão do basquete nacional, foi contratada a empresa BDO Auditores Independentes para garimpar o que de fato aconteceu na CBB entre 2009 e 2016.

O resultado disso tudo será divulgado no dia 18/12, no Parque Aquático Maria Lenk, nova sede da CBB no Rio de Janeiro aliás, a partir das 14h conforme nota oficial divulgada no site da entidade máxima essa semana. Estão convidados a conhecer os estragos causados por Carlos Nunes, presidente da Confederação entre 2009 e 2016, os seguintes membros: Federações filiadas, dez atletas, dois representantes das entidades de prática de basquetebol (clubes), participantes da primeira divisão do principal campeonato de âmbito nacional, devidamente promovido ou reconhecido pela CBB, dois representantes das entidades de prática de basquetebol (clubes), participantes da segunda divisão de campeonato de âmbito nacional, devidamente promovido ou reconhecido pela CBB e (2) dois representantes dos treinadores.

O próprio texto da Nota não deixa dúvidas do que acontecerá no Rio de Janeiro: "Tomar conhecimento do Relatório elaborado pela empresa BDO RSC Auditores Independentes da análise do nível de conformidade das receitas provenientes de contatos de patrocínio e despesas com aquisição de bens e serviços, no período de 1º de janeiro de 2009 a 31 de dezembro de 2016, para com os controles internos da CBB, e deliberar, de acordo com os termos da Lei 13.155 de 04 de agosto de 2015, sobre as medidas que devam ser tomadas".

O blog torce para, como manda o melhor tom da transparência, que o resultado também seja divulgado para a sociedade. Todos estamos bem curiosos para saber o que se passou no governor Carlos Nunes, que pegou uma CBB no azul e transformou-a em uma casa com uma dívida de mais de R$ 10 milhões em sete anos (mais sobre isso aqui nas análises financeiras dos balanços da entidade).

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.