Topo

Bala na Cesta

Sob comando do novato Espiga, Minas é a mais agradável surpresa do NBB até agora

Fábio Balassiano

26/11/2017 06h20

Em jogo isolado do NBB neste sábado (isso por causa das eliminatórias da Copa do Mundo) o Minas fez 74-56 e venceu o Botafogo jogando em seu belíssimo ginásio. Mais do que o triunfo, foi a oportunidade de acompanharmos pela TV (a Band exibiu a partida) a mais agradável surpresa da temporada até o momento (a equipe tem 3-1 após 4 duelos).

E é bacana assistir como o técnico Espiga conseguiu dar um padrão de jogo tão legal a um grupo que se formou há menos de três meses. Em sua primeira incursão como treinador principal, o ex-assistente de Alberto Bial em Joinville e Basquete Cearense faz o Minas praticar uma defesa fortíssima, um ataque mega altruísta e um ritmo de jogo ao mesmo tempo veloz e cadenciado.

Um dos reflexos da homogeneidade do elenco que é formado por atletas experientes como Gegê, Teichmann, Jefferson Campos, Audrei e Mosso é que nas quatro partidas do Minas até agora houve quatro cestinhas diferentes.

Na estreia vitoriosa contra o Vasco, Gegê (18) brilhou. No triunfo contra Campo Mourão, o norte-americano Roquemore fez 28. No revés diante do Paulistano, Jefferson também saiu-se com 28. E ontem contra o Botafogo o jovem Wesley teve 16. Estes quatro, aliás, e o sempre útil Teichmann possuem 10+ pontos de média no campeonato, em uma prova de que a bola é dividida e não "exclusiva"de ninguém por lá.

Outro dado interessante atende pela defesa. Contra o Botafogo foram apenas 56 pontos sofridos no total e apenas 24 na segunda etapa além de 15 erros forçados e pressão no perímetro que fez o rival errar 16 dos 19 arremessos de fora. Contra Campo Mourão, uma blitz final de 30-13 no último período sedimentou a vitória. E diante do Vasco que o havia derrotado na Copa Avianca dias antes, 17 erros forçados do rival.

Sei que é muito cedo, a tabela até certo ponto ajuda os mineiros já que cinco dos seus próximos oito confrontos serão dentro de casa, mas até pouco tempo atrás o Minas estava lutando contra rebaixamentos no NBB. Com este empolgante começo e duelos em Belo Horizonte contra Caxias do Sul (terça-feira) e Joinville (no dia 4/12), dá pra sonhar com vaga em playoff e, quem sabe, com mais um pouco.

Que Espiga continue colocando em prática seus bons conhecimentos para que o Minas e o basquete brasileiro sigam evoluindo.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.