Topo

Bala na Cesta

Ainda instáveis com seus trios, Thunder e Wolves se enfrentam hoje na NBA

Fábio Balassiano

27/10/2017 06h10

A maluca temporada da NBA que começou no último dia 17 já deixou muitos lesionados, registrou surpresas (a última com a vitória do Nets contra o Cavs na quarta-feira) e deixa duas equipes ainda com um ponto de interrogação grande.

Tudo bem que não foram nem 10% dos jogos ainda, mas Oklahoma City Thunder e Minnesota Timberwolves, times que se reforçaram incrivelmente bem para esta temporada, ainda não engrenaram. E os dois se enfrentam hoje em Minneapolis (22h com ESPN).

Time de Russell Westbrook, o Thunder tem 2 vitórias em 4 jogos e ainda está longe de mostrar um basquete confiável. O cenário que agora possui Carmelo Anthony e Paul George como figuras centrais em Oklahoma é, ainda, o mesmo que foi visto ano passado, quando Russ tinha que se desdobrar em triplos-duplos pra garantir os triunfos de seus times.

Nas 2X em que obteve 10+ pontos, assistências e rebotes, o OKC venceu. A última foi na quarta-feira quando teve 28 pontos, 10 rebotes e 16 assistências no reencontro de George contra a sua ex-equipe.

Se por um lado é bom que a estrela da companhia continue assumindo os jogos, por outro preocupa um pouco que o sistema coletivo do Thunder esteja longe de estar sendo executado por ele, Melo e Paul George, que chamam suas jogadas de um-contra-um sem a menor cerimônia.

O Minnesota, por sua vez, abriu os cofres e o coração para tentar voltar a ser respeitado. Mas a verdade é que mesmo com Jeff Teague, Jimmy Butler e Taj Gibson para dar consistência defensiva e experiência ao elenco a instabilidade do Wolves continua – e muito. E nem a defesa, marca registrado de Tom Thibodeau, o técnico da franquia, tem sido vista em quadra. Jimmy Butler, Karl Anthony-Towns e Andrew Wiggins são ótimos mas ainda estão longe de empolgar.

A equipe que perdeu 3 de seus 5 jogos já levou 130, 122 e 113 pontos, vencendo Utah (3 pontos) e o próprio Thunder (2 pontos) por margens mínimas. Nas duas partidas, aliás, Andrew Wiggins teve que sair como cestinha para liderar seu time, que ainda não viu o melhor de Butler, de quem tanto se espera.

Este é o cenário do jogão de logo mais. Os dois precisam vencer para pensar em engrenar no campeonato. Com seis excepcionais jogadores em quadra (3 de cada lado), a expectativa é de jogaço logo mais em Mineapolis.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.