Topo

Bala na Cesta

Temporada do NBB começa em duas semanas - como estão divididas as forças do campeonato?

Fábio Balassiano

25/10/2017 05h00

A temporada 2017/2018 do NBB começa no dia 04 de novembro com a reedição da final da temporada passada (Bauru e Paulistano se enfrentam às 14h nem São Paulo), a partir da próxima semana você lerá uma série de análises e entrevistas, mas por enquanto vale fazer uma pequena projeção sobre os times que disputarão o campeonato.

Antes, porém, vale lembrar o regulamento. Quinze times disputarão a competição, que será jogada em turno e returno (como sempre). Os 12 melhores avançarão aos playoffs, que seguirá sendo disputado no formato 1-2-1-1, com os Jogos 2, 3 e 5 sendo realizados na casa da equipe de melhor campanha na fase de classificação. O NBB seguirá com o descenso de duas equipes para a Liga Ouro, que levará somente seu campeão à elite do basquete masculino nacional. O Jogo das Estrelas será em 18 de março de 2018 (novamente no Ibirapuera, em São Paulo). Já o início do mata-mata está previsto para o final do mês de março e as finais devem começar em meados de maio.

Agora vamos ao ranking de forças? Vamos, vamos!

QUEM BRIGA PELO TÍTULO

Flamengo -> O maior vencedor do NBB tenta se recuperar da eliminação precoce na temporada passada reforçando bastante o time. Chegaram o pivô norte-americano M.J. Rhett, o ala Pilar, o armador venezuelano Cubillan e o ótimo armador brasileiro Arthur Pecos. Com exceção de Ricardo Fischer (Espanha) e Rafael Mineiro (Franca), o elenco de José Neto é praticamente o mesmo, matendo o rubro-negro no primeiro pelotão das equipes do país.

Vasco -> Foi o time que mais e melhor se reforçou. O cruzmaltino manteve David Jackson e Nezinho, e foi ao mercado com força. Trouxe o armador Fúlvio, os alas Gui Deodato, Dedé, Giovannoni e Gustavo Basílio, além dos pivôs Renato Carbonari, Lucas Mariano e Hayes. São 10 jogadores de ótimo nível para o técnico Dedé conseguir elevar o Vasco a outro patamar – o patamar da disputa dos títulos.

Mogi -> De reforço grande veio Wesley Sena, pivô revelado por Bauru e que não teve muito sucesso na Europa. Mas o técnico Guerrinha viu a manutenção de Shamell, Filipin, Caio Torres, Larry Taylor, Tyrone, Jimmy e Vitinho. Os mogianos continuam fortíssimos.

Bauru -> O atual campeão do NBB manteve apenas Alex no seu quinteto titular. Perdeu Leo Meindl e Jefferson para Franca, e repôs as perdas com os reforços de Kendall, armador que foi muito bem por Macaé, Rafael Hettsheimeir e Renan para o garrafão, além de Isaac e Duda para as alas. Se parece que é um elenco menos forte que o de 2016/2017, não creio que dê para descartar os bauruenses.

Franca -> Outro time que conseguiu bons reforços para essa temporada. Trouxe Jefferson e Leo de Bauru, Gruber do Basquete Cearense e Rafael Mineiro do Flamengo. Como manteve o elenco quase inteiro, Helinho conseguiu subir o patamar e se colocar entre os melhores para a temporada 2017/2018. Já está na final do campeonato Paulista e seu viés de subida é bem notório.

QUEM VAI AO PLAYOFF

Paulistano -> Atual vice-campeão, o time de Gustavo de Conti também está na final do Paulista mesmo tendo dando uma bela repaginada no elenco. Perdeu Georginho (NBA) e Pecos (Flamengo) na armação e Hure e Renato no pivô. Mas foi muito bem no mercado quando fechou com Elinho (armador ex-Mogi), Du Sommer (pivô ex-Franca), Deryk (ala ex-Brasília), Fuller (ala) e o ala-pivô norte-americano David Nesbitt. O restante do grupo foi mantido (Yago, Lucas Dias, Vitão, Jonathan, Eddy e Guilherme) e a tendência é que a equipe jogue bem mais uma vez. A gente conhece bem o trabalho de Gustavo, o treinador, e sabe que via de regra ele extrai 110% de seu elenco. Não duvido muito que sua equipe novamente brigue pelas primeiras posições na temporada 2017/2018.

Pinheiros -> Semifinalista na temporada passada, os pinheirenses trouxeram Marcus Toledo de volta para o clube e fecharam com Arthur, ex-Caxias. Perdeu Teichmann (Minas), Renan (Bauru), Mathias (Campo Mourão), Neto (se aposentou) e Gustavo (Vasco), mas manteve a sua excepcional dupla de armadores (Bennett e Holloway) e ainda dará espaço para jovens como Felipe Ruivo, destaque do time na primeira fase da Liga Sul-Americana.

Vitória -> O time de Régis Marrelli renovou com praticamente todo elenco e ainda conseguiu se reforçar com Murilo, pivô, e os gringos Okorie e Shaw. Deve se manter forte e chegar novamente ao playoff mais uma vez.

QUEM BRIGA PARA CHEGAR AO PLAYOFF

Basquete Cearense -> Após temporada oscilante, o time de Alberto Bial apostou em Bruno Fiorotto no pivô, no armador Paulinho e no ala Betinho, além dos gringos Laster e Benjamin. Muito provavelmente a equipe se ressentirá da ausência de Espiga, ex-assistente de Bial e agora técnico do Minas, mas tem tudo para fazer um bom papel e brigar por vaga no playoff.

Minas -> Depois de muito tempo sem fazer bom papel no NBB o Minas decidiu agir. Contratou o técnico Espiga, um dos auxiliares mais preparados para assumir um time principal no país, reforçou o elenco com atletas experientes como Gegê, Roquemore (americano) e Jefferson na armação, Teichmann no pivô e Audrei na ala. Deve conseguir mais vitórias do que nos últimos anos e muito provavelmente abocanhar uma vaga no playoff.

Botafogo -> Estreante no NBB, o alvinegro manteve Arnaldinho e Jamaal do time campeão da Liga Ouro e se reforçou com Coimbra (pivô), Atila (ala-pivô) e Cameron Tatum (ala norte-americano). É pouco para brigar por coisas grandes, mas amparado na tradição e no apoio da torcida o Botafogo pode chegar ao mata-mata.

QUEM BRIGA PARA NÃO CAIR

Liga Sorocabana -> O time de Rinaldo Rodrigues contratou de novo o pivô Mineiro e o bom ala Cesar, além dos estrangeiros Brite e Cook. Como sempre, é difícil saber o que esperar dos sorocabanos, já que a cada ano é um elenco novo, diferente. Em relação a temporada passada, o grupo ainda perdeu Cafferata (armador), Paranhos (ala) e Maique (ala).

Caxias do Sul ->Rebaixado na quadra na temporada passada, Caxias ficou no NBB porque Brasília saiu. Tentou se reforçar e até que foi bem no mercado com Cafferata, Paranhos, o retorno de Alex (ala), Cauê (ala) e Nandão (pivô). Nada que empolgue muito, infelizmente. A turma do Sul deve ficar de olho bem aberto desde o início da competição.

Joinville -> Retornando ao NBB, o time contratou apenas o norte-americano Stokes. Manteve o elenco da Liga Ouro, divisão de acesso, e isso é motivo de preocupação. A mudança de um campeonato pro outro é imensa, e confiar que o grupo da Liga Ouro será suficiente para o NBB pode ser perigoso para Joinville.

Campo Mourão -> O time que foi uma das gratas surpresas em 2016/2017 contratou o armador Hélio e o pivô Thiago Mathias, mas perdeu o ala Betinho e o ala-armador Cauê, destaques do time na competição passada. Torçamos para que os problemas extra-quadra (salários) não se repitam nesta temporada.

E você, concorda comigo?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.