Topo

Bala na Cesta

Atletas da LBF participam de campanha alertando para diagnóstico tardio do câncer de mama

Fábio Balassiano

25/10/2017 13h00

Outubro é conhecido como o mês da conscientização e atenção ao câncer de mama. Lançada recentemente, a campanha "Não deixe pra depois", da Liga de Basquete Feminino, alerta justamente para as ameaças do diagnóstico tardio.

Jogadoras do LBF posaram para a campanha exibindo cartazes com a arte que levanta a importância da prevenção. No time, entre outras, figuram campeãs da liga como Karla, Damiris, Gil, Carina, Tássia e Babi em uma campanha que será exibida durante os últimos oito dias do mês e acompanhada de frases informativas e de incentivo.

Tricampeã do LBF, além de cestinha e a melhor jogadora das finais na última temporada, a ala-pivô Damiris, que hoje atua na Coreia do Sul, ainda carrega a ferida emocional trazida pela doença. "Isso mexe muito comigo. Perdi grandes mulheres na minha família pro câncer", lembra Damiris, que viu a avó retirar uma das mamas antes de falecer em 2015 devido a expansão da doença para outros órgãos.

Gil Justino, bicampeã em 2014 e 2015 e hoje no Uninassau/Recife, também recorda um caso familiar: "Consigo lembrar muito bem quando minha tia foi diagnosticada ainda na fase inicial. Felizmente, foi tratada com sucesso e hoje vive com saúde plena. Por isso eu deixo o recado tranquilamente para as mulheres que leem seu blog: não vamos deixar nada para depois".

O Ministério da Saúde tem uma seção com perguntas frequentes sobre o câncer de mama. Confira as respostas clicando aqui. Você também pode baixar a cartilha "Câncer de mama: é preciso falar disso", desenvolvida pelo Ministério em parceria com o Inca, neste link.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.