Topo

Bala na Cesta

LeBron James tem excepcional elenco à sua disposição - é suficiente para ganhar o título da NBA?

Fábio Balassiano

13/10/2017 06h30

LeBron James entra no décimo-quinto ano de sua carreira profissional a partir de terça-feira. Aos 32 anos (completa 33 no penúltimo dia de 2017), o camisa 23 do Cleveland tem tudo pra chegar a sua oitava final seguida da NBA, um número absurdo, mas também tem uma pergunta que martela a sua cabeça: o elenco montado pelo Cavs está à altura do Warriors? É possível bater o Golden State em uma eventual (possível, provável) final da liga daqui a alguns meses?

Em termos de quantidade, não creio que exista na NBA nenhuma equipe com um elenco tão profundo, heterogêneo, recheado como o Cleveland Cavs. São duas, três opções por posição, algo que dará ao técnico LeBron James (mais aqui), digo, Ty Lue flexibilidade para montar diversas formações e poupar sua principal estrela (LeBron) até os playoffs. De acordo com a imprensa americana, coube ao camisa 23 avisar a Kevin Love que ele (Love) iria começar de titular na posição de pivô (não foi Lue que comunicou isso ao seu comandado…). De todo modo, o elenco do Cavs está assim desenhado:

ARMADORES: Isaiah Thomas (lesionado, só volta em janeiro), Derrick Rose e Jose Calderon
ALAS: Dwyane Wade, LeBron James, JR Smith, Richard Jefferson, Kyle Korver, Jae Crowder, Jeff Green, Cedi Osman e Iman Shumpert
PIVÔS: Kevin Love, Tristan Thompson, Channyng Frye, Ante Zizic e Kendrick Perkins.

A formação titular terá Rose (enquanto Isaiah não retornar), Wade, LeBron, Jae Crowder e Kevin Love, com os outros 10/12 atletas à disposição de Lue para fazer a rotação. É algo absurdo, creio até que sem precedentes na história da NBA. Não me lembro de ter visto um elenco tão numeroso, tão recheado de atletas prontos para entrar e trazer algo diferente à quadra. A ideia da nova diretoria do Cleveland foi tão simples quanto certeira: rechear a franquia de corpos para fazer frente ao Warriors lá na frente. Quanto mais opções para tentar furar as feras do Golden State, melhor. O raciocínio é correto mesmo.

Só que infelizmente pro Cavs isso talvez não seja suficiente em uma eventual final contra o Golden State em minha opinião. Em relação a elenco, não há a menor dúvida – o do Cleveland é melhor (no "cabeça a cabeça). Mas do outro lado estão quatro futuros Hall da Fama que estão no auge técnico, físico, mental e de entrosamento (Steph Curry, Klay Thompson, Kevin Durant e Draymond Green), algo que torna, desde já, a tarefa da franquia de Ohio muito complicada.

Eu só não digo impossível porque no meio disso tudo pode haver lesões / confusões e também porque em Cleveland há um rapaz chamado LeBron James, ainda o melhor jogador de basquete deste planeta. Performances de outro planeta de um jogador de outro planeta podem fazer com que uma eventual final de NBA fique mais igualada. Mas ainda é muito cedo pra falar disso tudo, não?

Isso é papo para junho, sem dúvida alguma, quando provavelmente LeBron estará jogando a sua oitava final de NBA seguida. Por enquanto vamos ver como o Cleveland se ajeita com um elenco tão numeroso assim.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.