Topo

Bala na Cesta

Vovôs, Dirk Nowitzki e Vince Carter entrarão no livro dos recordes da NBA nesta temporada

Fábio Balassiano

09/10/2017 06h30

A temporada 2017/2018 da NBA começa no dia 17 de outubro, está repleta de jovens que poderão explodir a qualquer momento, mas dois dos maiores veteranos também merecem destaque. Se Manu Ginóbili é o maior dos vencedores a estar em quadra (40 anos e quatro títulos), são Vince Carter e Dirk Nowitzki que colocarão seus nomes no livro dos recordes da liga.

Apenas cinco jogadores na história da NBA jogaram 20 ou mais temporadas na liga. Com 40 anos e 256 dias (completará 41 em 26 de janeiro de 2018), Vince Carter e Dirk Nowitzki (39 anos) colocarão seus nomes ao lado de Robert Parish, Kevin Willis e Kevin Garnett, que atuaram em 21 campeonatos seguidos, e Kareem Abdul-Jabbar e Kobe Bryant (20).

Os dois, aliás, jogaram juntos entre 2012 e 2014 no Mavs e foram escolhidos no mesmo Draft, em 1998, e separados por quatro posições – Vinsanity foi o quinto, e Nowitzki, o nono. Por uma dessas coincidências, os dois foram trocados imediatamente: o primeiro pelo Warriors pro Raptors, e o segundo do Bucks pro Mavs.

Para o alemão, a vigésima temporada na NBA vale outro recorde. Apenas Kobe Bryant jogou duas décadas por uma mesma franquia (pelo Lakers). Com 30.260 pontos na carreira, todos pelo Dallas Mavericks que defende desde 1998/1999, ele tem tudo para ultrapassar Wilt Chamberlain (31.419), o quinto maior cestinha de todos os tempos. Se tiver fôlego para jogar pelo menos 75 partidas e obtiver médias superiores a 27 pontos/jogo, Dirk superaria ninguém menos que Michael Jordan, o quarto com 32.292.

Tentando dar flexibilidade para o futuro da franquia que defendeu a vida inteira e pela qual foi campeão em 2011 (MVP das finais, diga-se), Dirk Nowitzki aceitou reduzir seu salário para que o Mavs tenha chance de se reforçar no futuro. Tendo acumulado mais de US$ 245 milhões apenas em salários, o alemão receberá "apenas" US$ 5 milhões na temporada 2017/2018, que pode ser a última de sua carreira.

Mais, digamos, rodado, Vince Carter assinou contrato de um ano com o Sacramento Kings recentemente. Trazido pela diretoria para dar experiência e rodagem aos mais jovens, Vince, que passou por Raptors, Nets, Magic, Suns, Mavs e Grizzlies antes de chegar ao Kings, já não é mais o mesmo em termos de explosão física, algo que o notabilizou no final do século passado e começo deste, mas dos últimos anos pra cá se tornou uma arma confiável nas bolas de três pontos e uma opção confiável vindo do banco de reservas.

Abaixo melhores momentos de Vince Carter e Dirk Nowitzki, dois dos "vovôs" da temporada 2017/2018 da NBA que começa na próxima semana:

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.