Topo

Bala na Cesta

O dia em que Michael Jordan jogou na Liga Espanhola - relembre a história!

Fábio Balassiano

01/09/2017 06h30

Todo mundo sabe que Michael Jordan fez a sua vida profissional nos Estados Unidos. De 1984 a 1998 no Chicago Bulls (entre 93 e 94 este jogando baseball) e de 2001 a 2002 no Washington Wizards, ele eternizou o número 23 e é até hoje considerado o melhor atleta de basquete de todos os tempos.

O que pouca gente sabe é que no dia 30 de agosto de 1990 o Rei jogou uma partida na Liga Espanhola. Uma partida não oficial, é verdade, mas atuou na do campeonato no Jogo das Estrelas local que recebeu os melhores atletas da temporada anterior. Por uma dessas coincidências, o mestre de cerimônias do evento foi Moncho Monsalve, técnico que anos depois dirigiu a seleção brasileira de basquete. Sempre empolgado, Moncho chamou Michael Jordan à quadra gritando a plenos pulmões e com um show de luzes para brindar a estrela maior da noite. Abaixo está o convite da partida.

Em Barcelona, em um Palácio de Deportes apinhado de gente (as mais de 9 mil pessoas não se sentiram incomodadas em sentar nos degraus, no chão, ficarem em pé…), Jordan jogou 20 minutos com o time da cor laranja, e outros 20 com o time de azul. Na soma dos dois tempos, surreais 37 pontos (21 de azul, 16 de laranja) na partida que acabou vencida pelos azuis por 100-87.

"Lembro que no final do jogo me deram uma foto com ele (Jordan) e até hoje a tenho pendurada em um quarto em casa", lembrou recentemente ao site da Liga ACB o ala Jordi Villacampa, uma das estrelas do time azul. "Na época, para nós, ver Jordan em ação era o máximo que poderíamos pedir. A gente não sabia se jogava, assistia, passava ou tirava foto no meio do jogo. Foi a primeira vez que o vi ao vivo e estava alucinando. O que me impressionou foi que ele era tão alto quanto eu, mas mais rápido e muito mais intenso mesmo em um amistoso".

No final do jogo, ao ser perguntado se gostaria de jogar na mesma cidade (Barcelona) dois anos mais tarde na Olimpíada, Michael Jordan não titubeou e respondeu: "Já fui campeão olímpico em 1984 com o meu país e adoraria jogar uma Olimpíada de novo. Mas só entro em quadra se os atletas da NBA de fato puderem jogar e se a União Soviética estiver na disputa. Quero vencê-los. E vencê-los com gosto", profetizou o camisa 23 sobre algo que acabaria acontecendo nas Olimpíadas de Barcelona em 1992 com o Dream Team e com os países que se formaram.

Vale lembrar que, na época (1990), Jordan ainda não era campeão da NBA, feito que conseguiria três vezes seguidas logo depois disso (1991, 1992 e 1993). Seus números, porém, eram surreais. Ele havia acabado de anotar 69 pontos contra o Cleveland (maior marca de sua carreira, aliás) e terminou com a média de 33,6 pontos chutando 52% atuando nos 82 jogos possíveis da temporada.

Abaixo os melhores momentos da partida de Nossa Majestade em Barcelona no dia 30 de agosto de 1990.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.