Topo

Bala na Cesta

Brasil sofre, joga muito mal, mas vence a Colômbia na estreia da Copa América

Fábio Balassiano

26/08/2017 00h01

Acabou há instantes a estreia do Brasil na Copa América da Colômbia. Em Medellin, a seleção brasileira jogou muitíssimo mal, sofreu até o final, mas venceu os donos da casa por 76-74 na abertura da competição. Com 19 pontos, alguns em momentos cruciais do jogo, Leo Meindl foi o cestinha do time do César Guidetti. Pela segunda rodada a equipe encara o México neste sábado às 19h30 e conclui participação na fase de grupos diante de Porto Rico no domingo às 17h30.

A verdade é que foi uma atuação sofrível da seleção brasileira. É óbvio que é um time em formação, com um técnico jovem e um elenco também novo. A falta de um período maior de treinos influencia, claro. Mas só quero dizer que a Colômbia jogava a sua primeira partida da história em Copa América. É um time fraquíssimo, fraquíssimo mesmo e que não tem um pingo de tradição na modalidade. Vencer de dois pontos, fazendo uma besteira atrás da outra no final, mostra o tamanho da qualidade (ou da falta dela) apresentada pelo selecionado brasileiro.

Um time que chutou 8/25 de 3 pontos, que teve 17 desperdícios de bola e que só conseguiu ter um pouco de lucidez quando Fúlvio esteve em quadra. O armador do Vasco teve 14 pontos, 6 assistências e um +/- de 12, o maior da seleção brasileira. Só ele, Leo, Caboclo e Mineiro (11 pontos cada) tiveram algum brilho na noite desta sexta-feira.

O Brasil volta a jogar amanhã, e de verdade, de verdade mesmo, a gente espera que o nível seja um pouco maior. Ninguém aqui é maluco de querer espetáculo contra o México, mas a gente sabe que o basquete daqui é um pouco melhor que isso, não? Como diabos joga-se uma partida tão ruim como a desta noite em Medellin? Não me parece razoável ver o que vimos, não. Repito: não é que do outro lado estava um time médio (nem preciso falar bom, hein…). O rival era a Colômbia, um elenco terrível que por pouco, pouquinho, não vence a seleção nacional.

Viu o jogo? Sofreu muito, né?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.