Topo

Bala na Cesta

Liga Nacional informa sobre salários atrasados e futuro dos clubes do NBB com dívidas

Fábio Balassiano

03/08/2017 06h00

Ontem publiquei aqui um texto falando sobre o Vasco e nele coloquei a informação de que o time de São Januário está contratando mesmo com salários atrasados. Recebi mensagem carinhosa e esclarecedora do sempre atento Paulo Bassul, Gerente Técnico a respeito disso. Vamos lá:

"Bala, tudo bem? Vi a matéria sobre a situação do Vasco e acho importante enviar uma informação a você e seus leitores.

Já há 2 temporadas (a próxima, de 2017/2018, será a terceira) implantamos o "Livro de Dívidas", maneira como chamamos a Certidão de Situação Regular de Valores Contratuais que protege técnicos e atletas associados às suas respectivas associações.

E o que isso, na prática, quer dizer? Que se um clube não acerta sua situação com esses técnicos e atletas até o dia do sorteio da tabela ele não joga a próxima temporada. Isso já vem funcionando e esse ano não será diferente. No caso da próxima temporada, esta data-limite se refere ao dia 10 de agosto, próxima quinta-feira. O regulamento encontra-se no site da Liga Nacional (link aqui) e vale ser lido em relação a isso no Capítulo VII, Seção 2), a partir da página 18.

Vale dizer, também, que a partir da próxima temporada todos os clubes serão obrigados a registrar os contratos de trabalho de todos os atletas na Liga Nacional, sendo este mais um instrumento de organização que estamos implementando na Liga".

O blog apurou que, além do Vasco, outras duas equipes encontram-se com problemas de salários da temporada passada (Brasília e Campo Mourão). Desta forma, as três agremiações têm até o dia 10 de agosto para regularizar as suas pendências. Caso contrário, ficarão de fora do NBB10.

Além disso, vale lembrar que para jogar o NBB os times precisam obrigatoriamente atuar em seus respectivos estaduais. Tanto Brasília quanto Macaé não colocaram seus nomes nos arbitrais de suas Federações, o que preocupa para o NBB.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.