Topo

Bala na Cesta

Técnico da seleção masculina será anunciado nesta semana - confira os cotados

Fábio Balassiano

24/07/2017 06h20

Faltando praticamente um mês para o começo da Copa América masculina que se inicia em 25 de agosto, a Confederação Brasileira de Basketball deve anunciar o nome do técnico da seleção dos rapazes ainda esta semana que irá assumir o selecionado nacional no lugar do argentino Rubén Magnano, que ocupou o cargo de 2009 a 2016.

O blog apurou com diversas fontes e coloca abaixo a lista dos cotados para assumir o cargo de técnico da seleção brasileira. Notem que não há qualquer juízo de valor por parte do blogueiro, mas sim informações que chegaram até aqui sobre aqueles que a Confederação Brasileira considera escolher para o cargo. Vamos lá:

1) Helinho -> O técnico de Franca tem muito prestígio com a CBB, mas em seu segundo ano como treinador principal, pode não estar preparado para o cargo máximo do basquete brasileiro. Arrisco-me a dizer que Helinho é o nome dos sonhos da Confederação para daqui 2/3 anos.

2) Régis Marrelli -> Técnico do Vitória no último NBB e com passagens pelas seleções brasileiras, Regis é visto como uma solução de ótima capacidade tática, jovem e com o perfil de quem entende o momento pelo qual passa a modalidade – precisando crescer. Tem ótimo relacionamento com os jogadores, boa bagagem defensiva, excelentes conceitos ofensivos e sempre conseguiu ir bem com seus times.

3) Guerrinha -> Ex-jogador da seleção e experiente, o técnico de Mogi é visto como uma solução possível e que agrada ao alto escalão da entidade. Com rodagem, Guerrinha conseguiria administrar a falta de tempo pra treinar e organizar bem o grupo visando a Copa América.

4) Técnico estrangeiro -> O nome do grego Panagiotis Giannakis chegou a ser cogitado, é uma possibilidade, mas creio que não para a Copa América. Giannakis ou qualquer treinador de fora precisaria de um tempo grande de adaptação e de conhecimento do país. Além disso, para uma CBB que pega um barco cheio de dívidas trazer um comandante de fora significa também investir pesado (em dólar ou euro), e não sei se a entidade máxima já consegue fazer isso neste atual momento.

Além do treinador serão anunciados os nomes dos assistentes e coordenador técnico da seleção masculina. Nas duas funções os nomes já estão bem encaminhados, sendo um deles um técnico jovem do NBB para o trabalho de auxiliar e outro ex-jogador de renome para o lado de fora da quadra.

Vale lembrar que, com a mudança do calendário da FIBA e o consequente sistema de eliminatórias parecido com o do futebol que se iniciará em novembro, a Copa América não vale muita coisa para o Mundial de 2019 na China.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.