Topo

Bala na Cesta

Após Kyrie Irving pedir para ser trocado, quais os cenários possíveis para o Cavs na NBA?

Fábio Balassiano

22/07/2017 07h01

O mundo do basquete foi sacudido ontem com a informação divulgada pela ESPN americana de que Kyrie Irving, craque do Cleveland, pediu para ser trocado. De acordo com a emissora, o armador quer mais protagonismo, não sendo mais "apenas o companheiro de LeBron James". Atleta, agente dele (Jeff Wechsler) e franquia se recusaram a comentar.

A questão agora é: como o Cleveland vai reagir a isso? Pra azar do Cavs, a notícia vazou antes de qualquer movimento de troca ser concluído, nomes como Paul George, Chris Paul e Jimmy Butler já foram envolvidos em transferências e os demais 29 times da NBA já sabem do pandemônio que Kyrie causou em Ohio. Para piorar as coisas, a franquia está sem Gerente-Geral desde a saída de David Griffin no final da temporada passada. Quem está dando as cartas por lá é o assistente Koby Altman.

Ou seja: para todas as franquias da liga, na hora de trocar por Irving o valor de mercado do astro do Cavs desde ontem é menor. Ninguém vai oferecer o mundo sabendo que o atleta quer sair. Goste-se ou não, justo ou não, é assim que funciona por lá. Coloco abaixo 3 possibilidades do que pode acontecer com o Cavs. Vamos lá:

1) Cleveland rejeita o pedido e mantém Kyrie Irving no elenco -> Irving tem mais 2 anos de contrato (e um terceiro como opção do atleta). Se o Cavs quiser bater o pé e dizer um "querido, você vai ficar aqui", pode, mas normalmente não é isso que acontece na NBA, não. E vale lembrar da situação de anos atrás quando Carmelo Anthony solicitou a troca do Denver Nuggets, a diretoria relutou e Melo deixou o ambiente no Colorado um verdadeiro caos.

Ninguém quer ter no vestiário alguém que está doido pra sair. É uma opção mantê-lo por lá no mínimo por um ano, o último de contrato de LeBron James aliás, mas não sei que tipo de coisa passaria pela cabeça de Kyrie e do restante do elenco. Pra piorar as coisas, as fontes da ESPN informaram que o camisa 2 não procurou LeBron para conversar, e que o camisa 23 ficou absurdamente decepcionado com a posição do armador.

2) Cavs troca Irving por jovens e picks de Draft -> Kyrie pode não ter mais o valor total de mercado que tinha 2 semanas atrás, mas ainda tem muitíssimo valor. É craque e o Cleveland pode conseguir peças jovens e picks de Draft futuros em sua troca. O problema disso é que trazer atletas inexperientes pode afastar LeBron James da franquia em 2018. E vocês sabem que quando o assunto é fim de contrato do King os rumores já começam um ano antes (e muita gente já está falando dele vestindo a camisa do Lakers junto com Paul George).

Aos 32 anos, LeBron precisa continuar jogando com companheiros "cascudos" e que possam ajudá-lo a bater o Golden State Warriors (ou o novo campeão do Oeste). Figuras mais novas podem manter o Cavs forte por muito tempo, mas provavelmente teriam dificuldade para engrenar logo de cara. O nome de Kristaps Porzingis, do Knicks, foi cogitado, mas a franquia de Nova Iorque não quer envolver o letão em nenhuma troca agora.

3) Franquia busca veteranos na troca por Kyrie -> Aqui talvez seja a situação que deixaria LeBron James mais calmo. Um cenário possível seria trocar Irving por Carmelo Anthony, amigo de LeBron. Kyrie teria dito que gostaria de jogar em Minnesota, San Antonio, Nova Iorque ou Miami.

Pro Wolves, trocar o recém-contratado Jeff Teague só seria possível a partir de 15 de dezembro de acordo com as regras da NBA. Pro Spurs, LaMarcus Aldridge é o nome mais plausível para incluir na troca, mas na posição de Aldridge joga Kevin Love em Cleveland. O Knicks tem Carmelo e Porzingis a oferecer, mas eu não daria o letão de forma alguma neste negociação. Miami sinceramente eu não vejo muito o que possa dar neste cenário aqui.

O que será que vai acontecer? Veremos nos próximos capítulos.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.