Topo

Bala na Cesta

Celtics mostra força, vence agônico jogo 7 e enfrentará o Cleveland na decisão do Leste

Fábio Balassiano

15/05/2017 23h40

Foi um jogo 7 com todos os ingredientes de um jogo 7 de playoff. Agônico, nervoso, com heróis esperados e inesperados, frustração do derrotado e alegria do vencedor. Diante de um forte Washington Wizards, o Boston Celtics fez 115-105, venceu o time da capital, fechou o confronto em 4-3 e enfrentará o Cleveland Cavs a partir de quarta-feira na final da conferência.

O jogador do Boston que mais chamou a atenção desta vez não foi Isaiah Thomas, que foi muitíssimo bem com 29 pontos e 12 assistências, seu recorde pessoal em playoffs, mas sim Kelly Olynik. O canadense saiu do banco para ter uma atuação monumental com 26 pontos, 5 rebotes e 4 assistências, dando forças para os Celtics nos momentos mais críticos do jogo (final do terceiro período e começo do último) e sendo, junto com o baixinho Isaiah, o principal responsável pela classificação à decisão do Leste. Olynik foi provocador e provocado a série inteira, agredido por Kelly Oubre Jr. em uma partida, mas aguentou bem o tranco e deu a resposta em quadra – como deve ser. Do outro lado, desempenho muito bom de Bradley Beal (38 pontos) e de John Wall (18 pontos e 11 assistências), mas infelizmente pra equipe da capital o banco de reservas voltou a se ausentar (apenas cinco pontos).

Vale aqui uma menção especial ao técnico Brad Stevens, que teve uma sagacidade incrível ao manter Isaiah Thomas no começo do quarto período – ao contrário do que normalmente faz. Impactado pelo desempenho de seu time, que fechou o terceiro período com 13-3, Stevens deixou o camisa 4 em quadra para abrir diferença e tirar o Washington da frente. Deu certo, e foi ali que os Celtics abriram vantagem e colocaram o Wizards bem longe do placar. Não é algo comum na cabeça do treinador, mas saber improvisar com inteligência, ainda mais em um jogo 7, é coisa pra poucos – e bons.

Os verdes não chegavam tão longe em pós-temporada desde 2012, quando foram derrotados na decisão do Leste justamente pelo Miami Heat de LeBron James. Cinco anos depois, será a hora da revanche para os Celtics contra LeBron e companhia?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.