Topo

Bala na Cesta

Por que o feito de Russell Westbrook na NBA é tão histórico assim?

Fábio Balassiano

05/04/2017 00h01

A noite de 4 de abril de 2017 foi, como eu avisei na manhã de ontem, histórica. Diante de seus fãs Russell Westbrook precisou de apenas 27 minutos para escrever mais um capítulo em sua incrível temporada 2016/2017 da NBA.

O armador do Oklahoma City Thunder anotou 12 pontos, 13 assistências e 13 rebotes para chegar a 41 triplos-duplos e igualar a marca o recorde de Oscar Robertson em 1961/1962. Vocês já pararam para pensar nos motivos que fazem este feito ser tão especial assim?

Desde que me conheço por gente ouço das pessoas que alguns recordes nunca seriam batidos na NBA. Os 41 triplos-duplos e a média de TD em uma única temporada de Oscar Robertson, por exemplo. Em seus mais 60 anos de história, apenas um rapaz tinha conseguido isso. Desde então passaram pelas quadras da melhor liga de basquete do mundo gênios como Michael Jordan, Magic Johnson, Larry Bird, Isiah Thomas, Kobe Bryant, LeBron James, entre outros. Nenhum deles chegou perto do que Russell Westbrook acabou de fazer.

Pensa que é só? Já são 41 triplos-duplos para o camisa 0 do Thunder e faltam 5 jogos para acabar a fase regular. A chance de Russell Westbrook terminar o campeonato sem SUPERAR a marca de Robertson é mínima. Ou seja: se ontem ele igualou algo quase inimaginável, é muitíssimo provável que nos próximos dias ele supere o que Big O fez há 50 anos. E o que dizer de quem pode terminar a temporada com MÉDIA de dois dígitos em três fundamentos? Russ tem 31,9 pontos, 10,6 rebotes e 10,4 assistências. Chances imensas de isso ocorrer também. Vale lembrar que o armador tem sete triplos-duplos consecutivos, a segunda maior série da história da liga. Apenas Wilt Chamberlain, em 1967-1968, conseguiu mais (9 seguidos).

Por fim: com o triplo-duplo de ontem Russell Westbrook igualou Wilt Chamberlain, que em sua carreira conseguiu 78 triplos-duplos. Jason Kidd está em terceiro na lista com 107. Magic Johnson é o vice-líder com 138 e Oscar Robertson o primeiro com 181. Seguindo nesse ritmo Russ supera todos eles em menos de cinco anos.

O placar final do jogo de ontem? Foi 110-79 a favor do Thunder contra o Bucks. Mas quem liga pra isso quando a história é escrita por Russell Westbrook?

O camisa 0 do Thunder é o meu MVP da temporada. Respeito quem discorda, mas quem escreve a história, ainda mais jogando nesse OKC que está longe de ser um esquadrão merece o troféu de melhor jogador da NBA. James Harden é craque. Kawhi Leonard é fenomenal. LeBron James é gênio.

Westbrook é histórico em 2016/2017. E isso faz dele o MVP.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.