Topo

Bala na Cesta

Cinco motivos que fazem Celtics x Cavs de hoje ser o mais aguardado jogo da fase final da NBA

Fábio Balassiano

05/04/2017 13h20

A temporada regular da NBA está chegando ao fim. Faltam menos de dez dias para começar o playoff, mas dá pra dizer que o jogo envolvendo Boston Celtics e Cleveland Cavs hoje às 21h (ESPN exibe) é o mais aguardado desta fase final do melhor basquete do mundo. E por quais motivos? Eu separei cinco para ilustrar a importância do duelo de logo mais em Boston.

1) Vale a liderança do Leste -> Em casa, o Celtics recebe o Cavs na mesmíssima situação que o atual campeão da liga (50 vitórias em 77 jogos). Quem vencer fica pertinho de conseguir o mando de quadra até o final do playoff do Leste. Os dois times terão, após o confronto desta quarta-feira, mais quatro partidas, mas quem ganhar a de hoje fica com a faca e o queijo na mão para ser o líder da conferência.

2) LeBron James x Isaiah Thomas -> LeBron tem 2,03m e é um dos melhores jogadores de todos os tempos. Mas o que dizer do que vem fazendo Isaiah Thomas nessa temporada? O baixinho do Boston está realmente pegando fogo, alucinando as defesas e liderando a histórica franquia de Boston. Com 1,75m Isaiah tem 29,1 pontos, média que supera a de LeBron (26,1) nesta temporada.

3) O Celtics é "pra valer"? -> Havia muito tempo que o Boston não se mostrava tão forte assim. Desde 2010/2011 o time não conquistava 50 vitórias (há seis anos foram 56), e após passar por uma reconstrução incrível a equipe passa a sonhar com algo mais alto do que apenas chegar ao playoff do Leste. A grande dúvida de todo mundo é: será que os Celtics são realmente pra valer, ou não terão vida longa nos playoffs? Um jogo contra o Cleveland é uma ótima prova de força para os verdinhos.

4) Dois jovens técnicos -> Comandante do Boston, Brad Stevens (40 anos) está em sua quarta temporada na NBA e é considerado um dos melhores técnicos da nova geração. Ty Lue (39 anos – foto) comanda o Cleveland há um ano e meio e já venceu um campeonato (o de 2016). Ambos são muito jovens, têm estilos completamente distintos (Stevens é mais cerebral; Lue, mais "paizão"), possuem uma longa estrada pela frente na liga e lideram os dois times que têm tudo para fazer a final do Leste.

5) O jogo é em Boston -> Há anos a cidade espera por um jogo assim na temporada regular. O TD Garden, antigo Boston Garden, um dos ginásios mais icônicos do esporte mundial, tem tudo para estar agitadíssimo, pulando, pulsando, energizado com a partida que pode dar ao Boston uma imensa vantagem nos playoffs.

Quem será que vence logo mais?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.