Topo

Bala na Cesta

Sem playoff, a 3ª maior 'seca' do time e 'corneta' de Pippen em Phil Jackson - a crise do Knicks

Fábio Balassiano

31/03/2017 06h15

O New York Knicks entra em quadra hoje para enfrentar o Miami Heat na Flórida com uma única certeza: faltam sete jogos para acabar a temporada 2016/2017 do time na NBA. Com a derrota em casa para o mesmo Miami na quarta-feira a franquia nova-iorquina foi eliminada e não mais qualquer chance de chegar aos playoffs. A campanha fala por si só: apenas 28 vitórias em 75 jogos, antepenúltima posição na paupérrima conferência Leste e pela primeira vez desde 2013 sem vender 100% dos ingressos em todos os seus jogos no Madison Square Garden (a taxa de ocupação no campeonato está em 98%).

A crise é tão grande na Big Apple que a equipe ficará de fora do mata-mata pela quarta vez consecutiva, a terceira maior "seca" de sua história (não jogou a pós-temporada entre 1960 e 1966 e entre 2005 e 2010). O momento nova-iorquino rendeu críticas pesadas de Scottie Pippen, que foi treinado por Phil Jackson em Chicago (Jackson hoje é o presidente de operações de basquete do Knicks):

"Para ser honesto eu tiraria o meu antigo treinador, Phil Jackson. Acho que ele não colocou as peças certas na quadra. Dou muito crédito ao Carmelo (Anthony), que tem sido muito profissional. Mas essa equipe realmente não aconteceu desde que Phil desembarcou lá. Não houve qualquer hipótese de pensar que os New York Knicks seriam candidatos ao título, e eu me sinto mal por Carmelo ter que passar por isso. Tenho certeza que os fãs vão adorar ver Carmelo em Nova York e Phil, fora", afirmou Pip em entrevista sem papa na língua a ESPN americana.

Phil Jackson chegou ao Knicks em 2014 com a missão de reconstruir a franquia. Após três temporadas, o que se vê é que o Mestre Zen, vencedor de 11 títulos como técnico, não tem tido sucesso com a franquia pela qual foi campeão como atleta na década de 70.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.