Topo

Bala na Cesta

Brilhante no basquete e agora no futebol australiano - a incrível vida de Erin Phillips

Fábio Balassiano

29/03/2017 06h15

A australiana Erin Phillips tem uma carreira consolidada no basquete. Já são nove anos na WNBA, onde conquistou dois títulos (2012 e 2014), uma medalha olímpica (2008), um título mundial (2006, no Brasil) e o bronze no Mundial de 2014. Para melhoras as coisas, em novembro de 2016 ela tornou-se mãe dos gêmeos Blake e Brooklyn, fruto de seu relacionamento com a também jogadora Tracy Gahan.

Tudo indo bem, tranquilo, mas no final da temporada da WNBA, onde defendeu o Dallas Wings em 2016, e das Olimpíadas do Rio de Janeiro com a seleção australiana Erin afirmou que queria tentar algo diferente. Ela queria jogar Futebol Australiano, modalidade parecida com Rugby. Conversou com seu pai, Greg, que praticou o esporte por muito tempo e decidiu entrar de cabeça nos treinamentos do Adelaide Crows para surpresa de muitos.

Phillips ligou para o Dallas, informou a sua decisão e não foi proibida pela franquia, que lhe disse apenas que acidentes esportivos causados em outra modalidade não teriam a cobertura da equipe da WNBA. O contrato, portanto, poderia ser rescindido em caso de lesão. Erin entendeu, medir prós e contras, conversou com a família e foi ser feliz. Durante a gravidez de Tracy optou por não jogar na Europa, como fazem 90% das atletas que jogam por apenas cinco meses na liga norte-americana, e foi treinar com o Adelaide rumo a temporada 2017 do Futebol Australiano. Seria mais um desafio na vida profissional da atleta de 31 anos, 1,76m e uma das mais carismáticas da seleção australiana neste século.

E como começou a temporada? Com Erin jogando uma barbaridade neste sábado diante de 15 mil pessoas que lotaram o Metricon Stadium, em Adelaide. Phillips fez seu pai se emocionar ao ver a filha ser eleita a melhor em campo na vitória do seu time por 35-29 contra o Brisbane Lions na abertura da liga local. Vestindo a mesma camisa 13 que lhe fez famosa e bem sucedida no basquete, ela falou com o site do Crows após a partida:

"É realmente muito especial compartilhar este momento com o meu pai. Ele tem uma história no time da cidade, tendo jogado mais de 300 vezes com a camisa dessa equipe. Por isso tudo este sábado foi muito emocionante para ele e para mim também. Jogar pela primeira vez profissionalmente o Futebol Australiano, sair com a vitória e ainda mais receber essa medalha de melhor jogadora me traz uma sensação incrível. Meus filhos ainda não entendem muito bem o que aconteceu aqui, mas é bom tê-los por perto também", contou ao site do Adelaide", que jogou na adolescência por lazer o esporte para retomar apenas há seis meses de forma oficial: "A verdade é que, apesar de nunca ter jogado de forma profissional, eu sinto que nunca estive longe do jogo", disse Erin.

Está aí um caso raro de atleta que consegue ser muito boa em dois esportes tão diferentes. Que vida incrível a de Erin Phillips, hein! Abaixo os melhores momentos dela na estreia da liga australiana neste sábado.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.