Topo

Bala na Cesta

Vídeo mostra como jovem Devin Booker 'copia' jogadas do ídolo Kobe Bryant - confira!

Fábio Balassiano

28/03/2017 06h20

"Devin Booker tem uma mentalidade rara para esse esporte. Joguei contra ele apenas na temporada passada, mas você consegue sentir como ele está em uma intensidade fora do normal na quadra rapidamente. Eu era assim também e é bom ver que Devin quer se superar a cada dia".

A frase acima é de ninguém menos que Kobe Bryant sobre Devin Booker, ala de 20 anos que assombrou o mundo na semana passada ao anotar 70 pontos contra o Boston Celtics. Kobe esteve no domingo na rede norte-americana ABC e falou muito sobre o ala do Phoenix Suns.

"Sei que ele tem uma série de coincidências que me envolvem, eu vi isso tudo na internet (veja quadro ao lado), mas ele não deve se preocupar com isso. Eu não queria ser igual ao Michael Jordan. Eu queria apenas ser melhor que meu ídolo. Logo, e eu sei que ele me admirou muito durante sua adolescência, ele não precisa ser igual a mim ou a Jordan ou a qualquer outro, mas sim tentar superar a quem ele mais gosta. Esta é a única dica que dou pra ele", finalizou.

Kobe Bryant sabe, porém, que as comparações são pra lá de inevitáveis. Além do tênis que foi dado por ele para Devin Booker exatamente há um ano onde se lia a frase "Seja uma lenda", no fim de semana, logo depois do jogo de 70 pontos de Booker, a maior pontuação da NBA desde os 81 pontos de… Kobe Bryant, o Bleacher Report divulgou um vídeo mostrando quão parecidos são os movimentos ofensivos e as feições do jogador do Phoenix em relação ao que o agora ex-atleta do Lakers fazia na quadra. Dá só uma olhadinha.

Se ainda não dá pra comparar, e seria até injusto com Booker, que joga em um time que nunca conquistou sequer um título (não vai ao playoff desde 2010) e que está apenas no princípio de sua vida profissional, dá pra dizer que as médias do garoto de 20 anos e em seu segundo ano na liga já são bem melhores do que as de Kobe Bryant quando entrou na NBA na década de 90. O camisa 1 do Suns teve 13,8 pontos em 2015/2016 e possui, agora, 21,6. Ainda usando a camisa 8 do Lakers Kobe obteve 7,6 em 1996/1997 e 15,4 no campeonato seguinte.

Logo depois do seu feito contra o Boston na sexta-feira Booker fez questão de demonstrar reverência ao ídolo: "Vi uma entrevista recente do Kobe em que ele falava que o que o diferenciava dos demais atletas é que a maioria pensava que fazer 25, 30 pontos era suficiente. Para ele, não. Se deixassem, ele faria 100. Kobe nunca colocou limites para si mesmo e é assim que tento ser também. Aprendi muito vendo-o jogar e sigo aprendendo com seus conselhos", disse o aluno.

Booker tem um longo caminho pela frente e sabe que ainda está longe de poder frequentar o mesmo hall dos mitos do basquete do qual Kobe Bryant faz parte. Mas aos 20 anos e com "golpes" ofensivos tão apurados está muito claro que o mundo do basquete deve ficar de olhos bem abertos para este que tem tudo para ser um dos sucessores daquele que foi um dos melhores jogadores da NBA pós-Jordan.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.