Topo

Bala na Cesta

Os motivos que explicam a queda do Cavs, que está perto de perder a liderança do Leste

Fábio Balassiano

27/03/2017 06h25

No sábado o Cleveland Cavs jogou em casa logo depois de LeBron James, o astro da equipe, pedir um pouco mais de firmeza aos seus companheiros. Segundo LeBron, o time precisava reagir e demonstrar um pouco mais de força, sobretudo defensiva. O jogo contra o Washington veio e os piores temores do camisa 23 se concretizaram: a marcação foi tenebrosa, cedeu 127 pontos e o Cleveland, jogando muito mal, perdeu em casa novamente (127-115).

Na entrevista coletiva, Ty Lue, o técnico, fez questão de colocar panos quentes e evitar um começo de crise, mas a verdade é que a situação do Cleveland inspira cuidados, sim. O time tem 47-25, enfrenta o San Antonio Spurs hoje fora de casa (21h, com Sportv) e está pertinho de perder a liderança da conferência Leste para o Boston Celtics, que ontem bateu o Miami Heat e chegou a 48-26. Como tem 2-1 no confronto direto contra os verdes, o Cavs tem um jogo de vantagem em relação ao time de Isaiah Thomas, o craque baixinho dos celtas. Mas, afinal, o que tem explica a queda de produção da franquia de Ohio?

Em primeiro lugar é fundamental falar da defesa. Tudo bem que as marcações da NBA atual são, de modo geral, frágeis, quase que inofensivas, mas nenhum time que quer ser campeão pode ceder tantos pontos assim como o Cleveland vem cedendo. Se em 2015/2016, quando conquistou o título, os Cavs permitiam apenas 98,3 pontos e 44,8% de conversão nos arremessos dos rivais, em 2016/2017 os números saltaram para 106,9 e 46,8%. Muita coisa.

Sendo justo, é importante citar os desfalques do técnico Ty Lue. Neste mês o Cleveland tem 6 vitórias em 14 jogos. Seus rivais diretos pela primeira posição no Leste, ao contrário, estão muito bem. O Boston tem 8-4. Washington Wizards, 7-3. Toronto, 6-5. Depois do All-Star Game (19 de fevereiro), a queda do Cavs, que teve desfalques de LeBron James, Kyrie Irving e Kevin Love retornando de cirurgia no joelho, é ainda mais acentuada. São apenas 8 vitórias em 17 jogos, a décima-sexta melhor campanha de toda liga no período. Neste mesmo espaço de tempo o San Antonio Spurs teve 13-3, Wizards, 11-7, o Raptors, 11-5 e o Celtics, 10-6. Perto dos playoffs, quando as franquias buscam ganhar confiança, o Cavs está justamente na direção oposta.

Por fim, vale falar sobre a dependência da equipe para com o trio formado por LeBron James, Kyrie Irving e Kevin Love, certamente uma das melhores combinações da NBA atual. É óbvio que as bolas, e as ações ofensivas, vão mesmo passar pelos três melhores jogadores do Cleveland, mas nesta temporada a dependência do trio se acentuou. Em 2015/2016 eles respondiam por 60,9 ou 57% dos pontos totais do Cavs. Neste campeonato, até o momento, 71,1 e 65% do total. E neste ano o elenco é bem melhor, recheado de armas novas como Deron Williams, Kyle Korver e Derrick Williams.

O sinal amarelo está ligado em Ohio, mas o mais incrível disso tudo, e compreendendo a irritação de LeBron James com a performance de seus companheiros nos últimos jogos, é que mesmo assim o Cleveland ainda é o grande favorito ao título do Leste.

Time por time, os Cavs ainda são muito superiores em relação a Boston, Washington e Toronto, os únicos que ao meu ver têm condições de minimamente fazer confrontos de sete jogos de playoff duros contra os atuais campeões da NBA.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.