Topo

Bala na Cesta

Cinco motivos que fazem o encontro de Durant com Oklahoma ser o jogo do ano na NBA

Fábio Balassiano

11/02/2017 06h13

durant10Não há mais escapatória para a torcida de Oklahoma que não queria ver Kevin Durant pisando na Chesapeake Energy Arena vestindo o uniforme do Golden State Warriors.

Neste sábado a partir das 23h30 (horário de Brasília) o ala que vestiu a camisa do Thunder por oito temporadas estará no ginásio de Oklahoma pela primeira vez desde 28 de maio do ano passado para se reencontrar com uma torcida que sempre o venerou e com companheiros que hoje o tratam com desdém desde que ele anunciou que estava de saída rumo ao Warriors em julho de 2016. O duelo será transmitido pela ESPN e é o jogo da temporada regular da NBA mais aguardado de 2017 até agora (ao menos pelo lado afetivo). Quer entender o motivo? Vamos lá:

durant11) Por mais que tenha sido transparente e "dentro das regras do jogo", ou seja, assinando com outra franquia sendo agente-livre no mercado passado da NBA, ninguém em Oklahoma perdoa a forma como Kevin Durant saiu do OKC. A franquia que lhe abriu as portas e todas as possibilidades do mundo nos últimos oito anos acenou com um salário máximo, reforços de peso (Al Horford incluído nisso), a manutenção de Russell Westbrook por mais tempo e grandes chances de voltar à decisão da liga. Durant ouviu, ouviu, ouviu e escolheu o Warriors.

2) Não foi só sair do Oklahoma que irritou a torcida. Mas principalmente o fato de Kevin Durant trocar o Thunder por um rival que a franquia ficou a três minutos de eliminar na final de conferência passada. Pouca gente lembra, mas o OKC tinha 3-2 na final do Oeste, vencia o jogo 6 em casa por 10 pontos faltando três minutos para acabar quando a equipe entrou em colapso e permitiu que o rival virasse o jogo, empatasse a série e ganhasse em casa no sétimo e decisivo duelo, fechando a decisão de conferência em 4-3. Para a cidade de Oklahoma, Durant escolheu a opção mais fácil, a menos trabalhosa, a menos tortuosa.

west3) Ex-companheiro inseparável de Durant, Russell Westbrook não aceita ouvir e nem falar no ex-camisa 35 de Oklahoma. Para Russ, personagem de texto aqui essa semana, que o seu ex-companheiro de time fez foi inaceitável. Na cabeça dele, trocar tudo aquilo que eles tinham construído juntos e o que eles ainda poderiam construir por uma solução pronta não faz sentido. KD tentou contato com Westbrook logo que comunicou a decisão de ir ao Warriors para a imprensa, mas Westbrook não quis contato. Os dois não se falam desde o jogo 7 da final da conferência Oeste. No primeiro jogo envolvendo Warriors e Thunder, na Califórnia, Westbrook chegou com um colete em que estava escrito "Fotógrafo oficial", uma alusão ao hobby preferido de Durant (fotografia). Quando o Cleveland venceu o Golden State no jogo do Natal, Russ saiu da quadra de treinamento gritando um sonoro "Obrigado, Kyrie". Kyrie Irving acabara de matar a bola decisiva do Cavs para vencer o Warriors de Durant. A amizade ficou pra trás…

4) O Thunder moldou a franquia para acomodar Durant e Westbrook por muito, muito, muito tempo. Fez todas as movimentações possíveis para que os dois ficassem confortáveis e felizes por lá. Entre outras coisas despachou James Harden, hoje no Rockets e um dos candidatos a MVP da temporada, trocou recentemente Serge Ibaka para dar salários máximos a dupla, contratou pivôs novos e leves para sustentar o jogo veloz e móvel do duo e quando viu que o antigo treinador (Scott Brooks) não conseguia mais elevar o nível tático da equipe o mandou embora. Kevin Durant, na primeira oportunidade de mercado que teve, pulou fora do barco.

durant15) Há um lado sentimental nisso tudo também. Oklahoma é uma cidade pobre, sofrida e que recentemente foi devastada por um tornado há quatro anos. Kevin Durant era um dos caras que dava alegria, auto-estima e confiança para a população da cidade levantar a cabeça e seguir em frente. Quando ele troca Oklahoma por uma cidade charmosa, rica e bem mais descolada da Califórnia não deixa de ser um tapinha na cara dos cidadãos da cidade também. Foi profissional, mas é difícil para quem o amou por tanto tempo desassociar as coisas, obviamente.

Insisto que todas as ações de Kevin Durant estão dentro das regras do jogo e são extremamente aceitáveis dentro do mundo profissional da NBA. Na cabeça do torcedor, nem sempre funciona assim, né? Então cabe a pergunta: qual será o comportamento da torcida de Oklahoma com Kevin Durant logo mais? Muitas vaias ou haverá espaço para aplausos também?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.