Topo

Bala na Cesta

Seis fatos incríveis sobre Russell Westbrook, o rei do triplo-duplo na atual temporada da NBA

Fábio Balassiano

08/02/2017 06h10

russ1Armador do Oklahoma City Thunder que entra em quadra amanhã contra o Cleveland Cavs disposto a manter o bom momento na temporada 2016/2017 da NBA (campanha de 30-23 e sétima colocação na Conferência Oeste), Russell Westbrook é o rei do triplo-duplo (atingir dígitos duplos em três fundamentos) do campeonato.

O camisa 0 já tem 25 TD's, quase o dobro do segundo colocado (James Harden, do Houston Rockets, tem 14), soma 62 em sua carreira (se anotar mais 17 nos 29 jogos restante ultrapassa Wilt Chamberlain e fica na quarta posição entre os que têm mais na carreira) e pode se tornar o segundo atleta da história a terminar uma temporada de NBA com média de triplo-duplo, feito atingido apenas por Oscar Robertson em 1961-1962. Até o momento Russ tem 30,9 pontos, 10,2 assistências e 10,5 rebotes e está perto de alcançar a incrível marca.

O que pouca gente sabe é que Westbrook é tão talentoso dentro de quadra quanto excêntrico fora dela. Quer ver só? Vamos a cinco fatos incríveis, e nem tão conhecidos assim, sobre o craque do Thunder.

russ111) Conhecido por suas roupas, digamos, extravagantes, Russell Westrbook nunca usa uma vestimenta por mais de uma vez. Russ compra, usa e depois doa suas roupas para instituições de caridade (uma delas é a sua, a "Who Cares"). Comprou, vestiu, retirou, doou. É rápido.

2) Seu gosto por moda também rendeu a ele a ampliação de sua fortuna. Westbrook lançou em 2014 a "Westbrook Frames", marca de óculos despojada e irreverente. Os primeiros óculos possuíam nomes de cidades de Los Angeles, terra natal de Russ (Santa Monica, Inglewood, Chino, Westwood etc.). O sucesso foi tão grande que a NBA decidiu embarcar na dele e criou a linha "Westbrook Frames" para os times da liga.

russ313) Nina Earl é o amor da vida de Westbrook. Eles se conheceram na UCLA, faculdade que os dois estudaram, e estão juntos desde 2014. Recentemente Russ pediu Nina em casamento. O horário do pedido? Exatamente meia-noite (00:00). Tudo pelo número 0, pelo qual o armador é apaixonado.

4) Khelcey Barrs III é o nome do melhor amigo da infância de Westbrook. Nascidos e criados em Long Beach, Califórnia, os dois tinham o sonho de jogar na UCLA, tradicional faculdade californiana. Mas em 2004, antes de entrarem na faculdade, Barrs passou mal durante um jogo de basquete no colégio e faleceu, vítima de ataque cardíaco. Até hoje o atleta do Thunder usa uma munhequeira com as iniciais de seu amigo (KB3).

Russ10005) Michael Jordan o admira. Além de patrocinar o atleta do Thunder através da marca Jordan Brand, MJ elogiou a postura de Westbrook de ficar no Oklahoma após a saída de Kevin Durant. Recentemente Jordan fez questão de comparecer e de discursar na cerimônia em que Russ entrou no Hall da Fama do esporte da cidade.

6) Além de sua Fundação, Westbrook é conhecido por ser um dos maiores doadores da NBA atual. Em Oklahoma há um punhado de salas de leituras com o seu nome nas escolas públicas e em 2014 ele doou mais de US$ 1 milhão para ajudar na reconstrução do departamento de esporte da UCLA. Um ano antes, depois dos tornados na cidade de Oklahoma, Russ estava consternado. Ligou para o assessor do Thunder, Matt Tumbleson, e exigiu: "Me leve pra ver as pessoas". Estava lá ele nas ruas encorajando o povo e doando alimentos, roupas e utensílios domésticos. Tudo pago por ele mesmo.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.