Topo

Bala na Cesta

Fala, Leitor: A receita de um time de sucesso na NBA

Fábio Balassiano

28/01/2017 06h00

* Por Gustavo Souza

russ7O jeito tradicional de montar times campeões na NBA, aquele que se baseia em ter uma estrela e cercá-la de bons jogadores parece que não é mais a forma de formar um time competitivo. As equipes que têm apenas uma estrela muitas vezes transformam esses jogadores em estrelas solitárias, muitas vezes tendo médias astronômicas pois precisam carregar o time nas costas para se manterem na briga por algo. Quando essas estrelas ficam fora por qualquer motivo o time fica visivelmente mais fraco times. Isso acontece com o Oklahoma City Thunder, Portland Trail Blazers e New Orlenas Pelicans.

lebron2Para ter uma noção do quanto a formação de super times influencia, nos últimos cinco anos apenas um time que foi campeão não era um super time (San Antonio Spurs, que ganhou do super time do Miami). Os outros quatro títulos foram para o Miami dos super amigos LeBron, Wade e Bosh duas vezes (seguidas), o Golden State na primeira final contra os Cavaliers depois de quarenta anos sem conquistar o título e o time de LeBron na reedição da última final. Reparem que tirando o Spurs são todos times com dois All-Stars. Times com estrelas solitárias ficaram pelo caminho, e um bom exemplo é o Pelicans que foi aos playoffs com Anthony Davis jogando sozinho praticamente e foi varrido pelos Warriors naquele ano. Outro ótimo exemplo disso é a primeira final entre Cleveland e Golden State. Em 2015 Lebron tentou levar o time nas costas pois seu time estava desfalcado de Kevin Love e Kyrie irving. O astro jogou quase sozinho enquanto o outro time tinha Curry e Thompson. Warriors venceu.

durant3Para formar um super time não basta só fazer um bom draft e contratar bons free agents mas também ter paciência com os jogadores. Ou seja não seguir o exemplo do Thunder, que se desfez de James Harden e posteriormente de Serge Ibaka. Kevin Durant vendo que estava cercado de jovens jogadores e que o time não iria muito para frente em relação aquela temporada foi reforçar um time que já era espetacular (Golden State 73-9 na temporada regular), fazendo o time se tornar uma máquina de jogar basquete.

rose2Nem todo super time é sinônimo de sucesso. Alguns merecem algumas aspas, como o "super time do Knicks" como foi chamado por Derrick Rose. Não basta apensa juntar estrelas mas sim saber como fazer elas funcionam juntas, o que não aconteceu de forma alguma em New York. Algo que é fundamental em qualquer time cheio de estrelas é o ambiente da equipe não só no vestiário mas principalmente fora dele. Quando cada jogador sabe o seu lugar e não existe uma batalha de egos (sempre lembramos de Kobe e Shaq), sem a discussão de quem é o dono do time, ou qualquer outra distração como números, salários ou quem tem o maior contrato de marketing, todos jogam pelo mesmo objetivo. Essa briga de egos, como já vimos várias vezes acabou com grandes times como o super time do Lakers que tinha Kobe, Howard, Nash e Gasol, destruído pela batalha dentro do vestiário entre Kobe e Howard. Foi infelizmente um time que prometeu muito e entregou pouco.

A maneira de montar times na NBA mudou muito nos últimos anos. Não dá pra entregar o time não mão de só um grande jogador e cercá-lo de jogadores produtivos. O próprio passado recente nos diz isso. Ter uma segunda estrela se tornou parte importante para o time ter sucesso.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.