Topo

Bala na Cesta

'Vigiado', Dedé estreia hoje como técnico do Vasco no NBB

Fábio Balassiano

03/01/2017 13h12

dede3Recomeça hoje o NBB. E com direito a estreia. Às 19h30 (Sportv transmite) o Paulistano recebe o Vasco da Gama, que verá a primeira partida de Dedé como treinador principal da equipe. Ele entrou no lugar de Christiano Pereira, que venceu a Liga Ouro com a equipe recentemente e que segue no cruzmaltino como assistente. A decisão foi tomada pela diretoria vascaína no final de 2016, dando ao novo comandante o final do ano (agora passado) para conhecer e treinar um pouco os seus novos atletas.

dede1Antes de falar sobre o aspecto comportamental do novo treinador, vale dizer que considero a mexida feita pelo Vasco muito salutar. Christiano fez um trabalho bem bom para colocar o clube na elite do basquete do país, mas não estava conseguindo levar um grupo mais qualificado aos primeiros lugares do campeonato e nem dar padrão a equipe. O ataque era muito previsível, a defesa "pegava" pouco e a campanha de 4 vitórias em 9 jogos fala por si. Dedé, por sua vez, traz uma visão mais arejada do esporte, conceitos bem modernos e uma bagagem de estudo que me parece mais condizente com o que a turma de São Januário busca para os próximos momentos. Na foto ao lado ele está simplesmente com dois dos melhores técnicos do mundo (Ettore Messina e Zeljko Obradovic) e foi tirada quando o brasileiro participou de uma clínica recentemente na Europa. Melhor técnico do NBB por Limeira duas temporadas atrás (elogiei ele aqui em 2015) e um dos mais promissores desta geração, ele tem boas ferramentas técnicas e táticas para elevar a campanha da equipe carioca.

dede2O problema de Dedé, e por isso eu usei o termo "vigiado" no título do texto, é o seu temperamento (desde os tempos de atleta, diga-se de passagem). Todos (Liga, jogadores, imprensa, torcida vascaína e torcida rival, árbitros etc.) ficarão de olho no cara. E todos são todos mesmo (e a todo momento). Para quem não lembra de sua última situação polêmica, em outubro de 2016 após a derrota do seu Rio Claro contra Franca ele simplesmente agrediu um torcedor com um soco e jogou uma cadeira em direção a uma mulher no Pedrocão (mais aqui). Isso tudo tem três meses. No dia seguinte ele enviou uma carta ao blog (aqui), nada lhe aconteceu, porque aqui no Brasil quase nada ocorre mesmo em termos de punições pesadas, e sua vida seguiu. Dias depois Rio Claro informou que não jogaria o NBB devido a problemas financeiros, Dedé ficou um pouco de molho e agora retorna ao Vasco.

dede4Me parece claro que, se por um lado a sua bagagem tática é bem boa, a sua parte psicológica (de controle emocional) inspira cuidados – dele para ele mesmo. O ser humano é por natureza imperfeito, eu sei disso, mas para um técnico, um educador, uma figura que deve ser inspiradora e exemplar, não pega bem os excessos, certo? Quem garante que Dedé não terá outros acessos "fora da casinha" como o que aconteceu em Franca? Essa é a grande pergunta que fica neste momento em que ele começa a escrever a sua história com um Vasco que lhe acena com um contrato de um ano e meio (até o final do próximo NBB) e que lhe abre as portas para uma oportunidade de ouro após um momento turbulento.

dede6Sinceramente falando, torço para que ele coloque definitivamente a cabeça no lugar e que seja, como sempre foi, um baita treinador para o basquete vascaíno. Que os erros e os arrependimentos de outrora fiquem realmente no passado, não havendo nenhum caso triste para falarmos de Dedé a partir de 2017.

A sua história com o Vasco e a sua grande chance como técnico profissional começam nesta terça-feira contra o Paulistano em São Paulo. Sorte pra ele. Sorte e todo juízo do mundo pra ele.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.