Topo

Bala na Cesta

Rodada de Natal da NBA tem reedição de final e Westbrook podendo bater outro recorde

Fábio Balassiano

25/12/2016 01h55

knicks1Já é tradição. Realizada desde 1947, quando o New York Knicks venceu o Providence Steamrollers no Madison Square Garden por 89–75, a rodada de Natal da NBA terá cinco jogos hoje. E com a melhor notícia pra quem gosta de basquete: todos exibidos pelos canais ESPN a partir das 15h (de Brasília).

Entre os destaques, além das camisas que são confeccionadas (e bastante vendidas) especialmente para a data de hoje (a da foto ao lado é a do Knicks, lindíssima), estão a reedição das duas últimas finais entre Cavs e Warriors, Russell Westbrook podendo bater outra marca relacionada a triplos-duplos, Dwyane Wade jogando partida natalina com camisa que não a do Miami Heat e muito mais. Vamos ao resumo das partidas deste domingo!

thomas1New York Knicks x Boston Celtics (15h – ESPN) – São dois times que melhoraram muito nas últimas semanas e que têm campanhas idênticas (Celtics com 17-13; Knicks com 16-13). Na quadra veremos duelos vários confrontos individuais interessantes em posições-chave. Na armação, Derrick Rose x Isaiah Thomas. Na ala, Carmelo Anthony x Jae Crowder (ótimo marcador). No pivô, Joakim Noah x Al Horford. Vai ser bem interessante ver o comportamento do letão Kritstaps Porzingis, cada vez mais habituado aos holofotes, como a torcida do Knicks, que viu seu time vencer 11 das 15 vezes atuando no Garden, reagirá diante de um ótimo rival e como os Celtics farão os ajustes necessários para defender um time que tem 105 pontos por jogo de média e ótimas armas no jogo exterior para pontuar.

lebron2Cleveland Cavs x Golden State Warriors (17h30 – ESPN) – O jogo mais aguardado não só da rodada natalina, mas provavelmente um dos cinco mais esperados de toda temporada regular. É a reedição das duas mais recentes finais, o décimo-oitavo encontro dos dois times nos últimos 24 meses, os dois líderes de suas conferências (no Leste, o Cavs tem 22-6; No Oeste, Warriors possui 27-4) e mais uma chance de vermos dois dos melhores times do planeta dividindo a mesma quadra de basquete. Pelo lado do Cavs, desfalque de JR Smith, que, lesionado, ficará de fora muito provavelmente do restante da temporada regular.

durant1Pelo Warriors, deve ser muito bacana poder dizer que você vai para uma revanche contra o adversário que o venceu na última final com um nome diferente no quinteto inicial quando esta peça chama-se Kevin Durant. Cada vez mais adaptado ao esquema do Golden State, Durant lidera a equipe que possui três atletas com 20+ pontos (ele tem 25,9; Steph Curry, 24,4; e Klay Thompson, 21,4) e que tem tentado defender melhor nas últimas semanas. Não tem sido fácil, porque o estilo acelerado do ataque faz com que a defesa fique sempre exposta a contra-ataques ferozes dos adversários, mas até o camisa 35, não um especialista em marcação, se esforça para conter arremessos dos rivais. Vai ser muito interessante ver como Durant, como protagonista de um timaço que tem Curry, Klay e também Draymond Green, se sairá logo mais contra LeBron James.

kawhi1San Antonio Spurs x Chicago Bulls (20h – ESPN) – É o confronto do time mais regular das últimas duas décadas contra o mais inconstantes deste campeonato. O San Antonio é a melhor franquia da NBA desde o final do século passado, se mantém forte há 20 anos e joga o basquete que o mundo inteiro aplaude desde sempre. O Chicago, por sua vez, é um dos cinco times a já ter batido o San Antonio nesta temporada. O Chicago, porém, é de uma instabilidade atroz e hoje está fora da zona de playoff do Leste (tem 14-15 e sete derrotas nos últimos dez jogos). O alto (triunfas contra o Spurs) e o baixo (derrotas em sequência) se misturam na temporada do Bulls e é justamente por isso que é impossível prever o que irá acontecer logo mais.

wade1Se o time do (não menos instável) técnico Fred Hoiberg jogar com todo o potencial que o elenco que possui Jimmy Butler, Dwyane Wade, que jogará a partida de Natal com a camisa do Bulls pela primeira vez, e Rajon Rondo possui, teremos uma ótima partida no Texas. Do contrário, o San Antonio, tema de texto aqui esta semana, e seu jogo de passes maravilhoso terão imensas chances de sair com vitória no duelo natalino. Vale dizer que o Spurs venceu o Portland na última sexta-feira jogando muitíssimo bem (110-90) mesmo tendo poupado Pau Gasol, Manu Ginóbili e Tony Parker, três de seus veteranos mais importantes.

westbrook1Oklahoma City Thunder x Minnesota Timberwolves (23h – ESPN+) – Apenas cinco jogadores conseguiram anotar triplos-duplos na história da rodada de Natal: Oscar Robertson, LeBron James, Russell Westbrook, Billy Cunningham e John Havlicek. Apenas Robertson (1960, 1961, 1963 e 1967) conseguiu o feito em mais de uma oportunidade. É bem verdade que LeBron também estará em quadra neste 25 de dezembro, mas se tem alguém que poderá dizer que terá mais de um triplo-duplo na rodada de Natal da NBA este é Russell Westbrook. Vivendo temporada magnífica, com 31,8 pontos, 10,8 assistências e 10,5 rebotes, o armador do Thunder, que não terá de novo Victor Oladipo (lesionado), já atingiu dígitos duplos em três fundamentos em 14 ocasiões nesta temporada da NBA (inclusive o animalesco contra o Boston na sexta-feira fora de casa com 45-11-11). Com sua força física descomunal, é bem provável que ele atinja o feito logo mais contra um Minnesota que defende terrivelmente mal (cede 106 pontos por noite aos rivais) e que tem na armação um cara (Ricky Rubio) que tem um potencial físico e uma defesa bem abaixo daquilo que se espera para deter Westbrook. Vale a pena, pelo lado do Wolves, ficar de olho na molecada formada por Andrew Wiggins, Zach LaVine e Karl-Anthony Towns. Eles jogarão o primeiro jogo natalino de suas carreiras. Os três já são muito, muito bons e quando encontrarem o meio termo entre serem ousados e responsáveis serão excepcionais.

russel1Los Angeles Lakers x Los Angeles Clippers (01h30 – ESPN+) – O Clippers perdeu (de novo!) Blake Griffin por lesão (de três a seis semanas), mas é absurdamente favorito contra um Lakers que começou bem a temporada, mas que com suas lesões e inconstância acabou se perdendo (são quatro derrotas seguidas, 9 nos últimos 10 jogos e a amarga campanha de 11-22). Para quem sonhava em brigar pelo playoff, o Lakers está talvez vivendo a (sua) realidade e terá do outro lado da quadra um rival que não vence desde a abertura de 2013/2014 (faz tempo, hein!). O Clippers (22-9), por sua vez, tem tentado se adaptar ao jogo sem Griffin, que vinha fazendo excelente campeonato, mas vê o Houston Rockets coladinho na luta pela terceira posição do Oeste. Quem conseguir ficar acordado até tarde deve ficar atento ao duelo entre Chris Paul, um dos melhores armadores da liga (CP3 não está 100% mas deve atuar), e D'Angelo Russell, um dos mais jovens e talentosos titulares da posição 1 da NBA.

Meus palpites pra hoje? Knicks, Warriors, Spurs, Thunder e Clippers. E o de vocês? Comentem!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.