Topo

Bala na Cesta

O animador começo de temporada do jovem armador Georginho no Paulistano

Fábio Balassiano

28/11/2016 13h00

george4Um dos nomes mais falados da nova geração do basquete brasileiro, George Lucas Alves de Paula, o Georginho, vai tendo um começo de NBB bem animador no Paulistano.

No sábado contra o Minas o armador de 20 anos e 1,96m foi responsável por 25 pontos (11 no último período), 9 rebotes e 7 assistências (31 de eficiência) para guiar seu time a uma importante vitória (98-86). Foi a quinta boa exibição do jogador, que tem as médias de 14,8 pontos, 51% nos tiros de dois, 6,2 rebotes, 4,8 assistências e índice de passes por desperdício de bola de 1,7, algo muito bom para quem é tão jovem.

george3Vale dizer que Georginho está jogando com constância seu 1º NBB. Em 2015/2016 foram apenas 9,1 minutos por jogo no Pinheiros. Nesta temporada seus números quase triplicaram (são, até o momento, 27,1 por partida no Paulistano) e com a ausência do ala Lucas Dias (lesionado no joelho) o papel de protagonista tem feito bem a ele (no sentido de ganhar mais responsabilidade – na marra e na prática). No campeonato são 9,4 arremessos de quadra por partida, e pela primeira vez em sua carreira três partidas seguidas chutando mais de 10 vezes (Franca, Brasília e Minas).

george1Não tinha dúvida que tanto Georginho quanto Lucas Dias iriam crescer nas mãos do ótimo Gustavo de Conti, um dos melhores e mais exigentes técnicos do país. Mas confesso que seu começo é muito melhor do que o que eu esperava (ressaltando o fato de ser este o primeiro NBB "real" dele).

Quero ver mais de Georginho, que obviamente tem a evoluir em todos os aspectos (defesa, arremesso, leitura de jogo, parte física, liderança etc.), o que é normal para alguém de 20 anos e ainda em formação, mas desde já vale dizer que é muito bom ver um garoto assim tão novo e sendo dominante sem a menor cerimônia. Toda sorte pra ele! E olho no garoto!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.