Topo

Bala na Cesta

Aviso aos navegantes: o Warriors já lidera a NBA e vê time voar muito alto

Fábio Balassiano

28/11/2016 01h00

durant1No dia 25 de outubro o mundo parou para ver Kevin Durant estrear com a camisa do Golden State Warriors. Seria o começo de uma era de vitórias, shows, sucesso, mídia e tudo mais. O San Antonio Spurs não quis saber de nada disso e deixou um recado importante: vitória por 129-100 e um banho de água fria na franquia.

A imprensa oportunista dos EUA caiu em cima, chegou a, vejam só vocês, cogitar que a vinda de Durantula para o mundo do Warriors tinha sido um engano (com um mísero jogo, hein…) e o primeiro ponto e interrogação poderia ser colocado na cabeça de Steve Kerr, o técnico.

warriors1Um mês se passou, e o Warriors mudou. Pra melhor. Muito melhor. Já são 15 vitórias (11 seguidas), apenas mais uma derrota (a surpreendente para o Lakers em 4/11 por 20 de diferença), a melhor campanha da NBA, a liderança do Oeste e um aviso singelo: o time está jogando um basquete de altíssimo nível! Em alto nível, sem grandes diferenças de pontos, arremessos e percentuais envolvendo as suas principais estrelas (tabela ao lado) e produzindo jogadas deste nível.

durant2São 118,4 pontos/jogo, de longe a melhor média da NBA e acima dos 114,9 de 15/16, e 43% dos arremessos rivais convertidos, o quinto melhor índice e 1% melhor que no campeonato passado. Ou seja: se o ataque é furioso, a defesa está cada vez mais encaixada (e com Durantula se esforçando muito neste sentido, algo que sempre esteve longe de ser sua virtude).

Individualmente na pontuação quem brilha é o trio de ouro formado por Kevin Durant (27,2), Steph Curry (26,7) e Klay Thompson (20,7), o único do mesmo time a estar entre os 25 primeiros em pontuação junto com o do Cavs (Kevin Love, LeBron James e Kyrie Irving). No jogo coletivo, vale ressaltar o seguinte: são 31,5 assistências por jogo, 7 a mais que o Houston, e 58% dos arremessos convertidos através de passes dos companheiros.

warriors3Ganhar ou não o título depende de muitos fatores, inclusive sobre quão descansado chegará o Cleveland, que ganhará o Leste com pouquíssimo esforço pelo visto, mas que a turma de Oakland está jogando o fino da bola, isso está. Ano passado o Warriors iniciou o certame com 24 vitórias. Neste ano já são 15-2 e a possibilidade REAL de chegar pelo terceiro ano consecutivo a mais de 65 vitórias. Isso tudo sem "estourar" as principais estrelas (Green, que se machucou na sexta-feira sem gravidade, Curry, Durant e Klay Thompson jogam menos de 35 minutos por noite).

curry10Hoje o duelo será contra o Atlanta Hawks na Oracle Arena. Depois disso, outros três jogos em casa (Rockets, Suns e Pacers) para sedimentar o incrível começo de temporada.

Pra gente, do Brasil, a única tristeza mesmo é o fuso horário que faz as partidas começarem depois de 1h da manhã. Mas se ninguém tinha dúvida que o Golden State seria bom, acho que nem "quão" bom este time poderá vir a ser precisamos ficar nos perguntando.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.