Topo

Bala na Cesta

No embalo de Kristaps Porzingis, Knicks parece encontrar o rumo

Fábio Balassiano

21/11/2016 01h00

porza5O New York Knicks venceu ontem o Atlanta Hawks em casa por 104-94 para chegar muito próximo de "zerar a campanha" nesta temporada 2016/2017 da NBA. Agora com 6 vitórias em 13 jogos, a franquia da Big Apple pode ter o mesmo número de vitórias e derrotas nesta terça-feira, quando enfrenta também no Madison Square Garden o Portland Trail Blazers (no Garden, aliás, foi a quarta vitória consecutiva e no geral a terceira nos últimos quatro confrontos). Como quase sempre acontece, Carmelo Anthony foi o cestinha da partida deste domingo com 31 pontos, mas a melhor notícia pro Knicks neste início atende mesmo pelo nome de Kristaps Porzingis.

porza1O letão de 21 anos anotou 19 pontos e 11 rebotes (31 minutos) neste domingo, e na temporada tem as médias de 20,3 pontos (quase 50% a mais que os 14 do seu campeonato passado, o de calouro), 6,8 rebotes e 49% de conversão nos arremessos de quadra. A confiança do rapaz é tão grande que ele parece muito tranquilo para assumir a alcunha de "par-perfeito" de Carmelo Anthony, algo que deveria ser de Derrick Rose, que não tem ido mal (15,8 pontos e 4,6 assistências por partida), mas que cada vez mais recai nos braços, ou nos ombros, do camisa 6.

porza4Sobre Porzingis, há alguns dados interessantes. Nas 13 partidas de 2016/2017, em apenas uma ele teve menos de 14 pontos (o jogo contra o Houston). Em todas, com exceção deste duelo contra o Rockets, arriscou pelo menos duas vezes de fora. Isso é uma grande diferença em relação a 2015/2016. Antes chutando 3,4 vezes por jogo de fora, o ala-pivô agora não se intimida e arremessa em 5,4 oportunidades da linha de três pontos. E com conversão mais alta em relação ao campeonato passado (33% contra 40%). Está cada vez mais claro que o (bom) futuro da franquia passa mesmo pela evolução do rapaz. No jogo contra o Pistons, quando ele fez 35 pontos, a maior marca de sua carreira, e apanhou 7 rebotes o sorriso de Phil Jackson, o cara que o selecionou na primeira rodada contra todas as probabilidades (e todas as vaias também…), apareceu.

porza2Outro ponto interessante é que devido a condição física cada vez menos inspiradora do titular Joakim Noah (não jogou neste domingo) o letão de 2,21m tem jogado cada vez mais na posição de pivô. Nem sempre é bom pelo lado defensivo, pois Porzingis não é lá o melhor marcador de gigantes atléticos do mundo, mas pensando pelo que isso representa ofensivamente é uma vantagem imensa pro Knicks.

Com Derrick Rose, Justin Holiday/Brandon Jennings, Courtney Lee, Carmelo Anthony e Kristpas Porzingis o técnico Jeff Hornacek sabe que tem uma formação bem animada, pois cheia de bons arremessadores e opções ofensivas confiáveis, mas ao mesmo tempo apenas para alguns momentos dos jogos (como foi ontem contra o Hawks quando Dwight Howard descansou).

porza3O Knicks ainda não é um time confiável. Sua defesa continua muito ruim (parece realmente algo sem solução e a gente vê Jeff Hornacek desesperado quanto a isso), Carmelo Anthony ainda joga muito no um-contra-um (ainda joga é força de expressão – é quase sempre mesmo…) e o banco de reservas ainda não é uma força como se esperava. Este é o lado que o New York precisa desenvolver.

Mas pensando pelo lado positivo dá pra ver um time em busca da melhor química possível e um cara de 2,21m, 21 anos e um punhado de qualidades tomando pra si a responsabilidade de, junto com Carmelo, colocar de novo o Knicks no grupo dos melhores times do Leste.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.