Topo

Bala na Cesta

O bom momento do pivô brasileiro Lucas Bebê no Toronto Raptors

Fábio Balassiano

13/11/2016 09h20

bebe5Quando projetei aqui a temporada dos brasileiros nesta temporada 2016/2017 da NBA falei que tinha preocupação em relação a Lucas Bebê. Reserva do Raptors e com Jonas Valanciunas jogando muito tempo, o pivô disputaria a posição de "comer os minutos restantes do lituano" contra o calouro austríaco Jakob Poetl, que fora muito bem na pré-temporada e que parecia ganhar a preferência da comissão técnica do Toronto liderada pelo exigente técnico Dwane Casey. Menos de dez jogos de campeonato e a situação do camisa 92 mudou. Pra melhor.

bebe4Jonas Valanciunas se machucou e se fato Poetl foi titular durante a semana. Mas aos poucos Lucas, que até o dia 6 de novembro não tinha entrado em quadra, foi ganhando espaço e mostrando bom desempenho.

Até que ontem, em seu quarto jogo seguido com mais de 20 minutos em quadra e já com Valanciunas de volta a rotação, foi a sua explosão. Em casa diante dos Knicks ele registrou seis pontos, 10 rebotes, sendo 6 ofensivos, três roubos, cinco tocos (dois deles em momentos cruciais no final da partida!) e +8 no +/-. Em uma semana pra lá de especial, Bebê tem nos últimos últimos 4 jogos as médias de 25,8 minutos, 8,3 pontos (duas partidas seguidas, contra Thunder e Hornets, com dígitos duplos), 7,3 rebotes, 2,5 tocos e 1,8 roubos de bola, além de +60 no +/-. Abaixo alguns lances dele em novembro:

bebe6Dá pra ficar um pouco mais animado em relação ao presente e ao futuro de Lucas na franquia. É óbvio que ele ainda tem muito a evoluir (se na defesa ele é um dínamo no ataque seu jogo se resume apenas a enterradas ou tapinhas, algo que já tinha notado e conversado com ele em entrevista de 2013 e motivo pelo qual seu aproveitamento nos arremessos é de incríveis 88%), mas é bacana notar que na luta para ser o reserva imediato de Jonas Valanciunas o brasileiro ganhou pontos importantes nesta semana. Noves fora os desabafos dele nas redes sociais (aqui), na minha concepção exagerados mas compreensíveis, é importante que o pivô de 24 anos mantenha a cabeça no lugar para ganhar de vez a confiança do técnico Dwane Casey, firmando-se na rotação do Toronto de forma consistente (palavra esta utilizada por Casey na coletiva de sábado à noite para definir as atuações do brasileiro nesta semana na NBA).

bebe3Muito bem em termos físicos, mais focado (na entrevista pós-jogo de ontem ele disse que está há 8 meses sem ingerir uma gota de álcool e sem sair à noite, e que pensa em sua filha que está por vir o tempo todo), com inglês BEM fluente e compreendendo melhor as situações do jogo (seu toco em Carmelo Anthony ontem à noite é um bom exemplo de cobertura bem feita!), Bebê pode se tornar uma ótima opção para o Toronto. Tal qual foi Bismack Biyombo na temporada passada, sua presença defensiva no garrafão é incrível e bem intimidadora devido aos seus 2,16m.

bebe7Provavelmente esta que termina neste domingo foi a melhor semana da vida profissional de Lucas Bebê desde que ele chegou na NBA há três campeonatos. Sete dias bem animadores. Apenas sete dias e quatro jogos seguidos com 20+ minutos. Mas que podem resultar em mais e mais minutos pelo restante da temporada. Agora a luta é para manter e subir ainda mais o nível das atuações que foram vistas contra Kings, Thunder, Hornets e Knicks.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.