Topo

Bala na Cesta

A importância da vitória do Flamengo em Bauru na abertura do NBB

Fábio Balassiano

06/11/2016 09h50

flabauru5Começou a temporada 2016/2017 do NBB. Se não foi um bom jogo entre os dois últimos finalistas (pelo contrário, foi uma partida bem abaixo do esperado em termos técnicos), não faltou emoção na vitória do Flamengo em Bauru por 100-97 na segunda prorrogação ontem à tarde no interior de São Paulo na volta do basquete à Rede Bandeirantes.

Mais que o triunfo, para os rubro-negros iniciar o campeonato vencendo adversário direto e fortíssimo tem um sabor especial.

neto1Em primeiro lugar porque estava desfalcado de seus dois armadores. Ricardo Fischer, que esteve em Bauru mas não entrou em quadra (foi muito xingado pela sua ex-torcida), Pedrinho Rava e Humberto estão lesionados e a posição 1 ficou sob responsabilidade de Ronald Ramon e do garoto Felipin (18 anos).

Em segundo lugar, e aí sim pra mim é o ponto principal para o Flamengo, é que desde o começo da temporada todo mundo está dizendo que o atual tetracampeão do NBB está mais fraco, que o elenco não é isso tudo, que as chances de um novo título são pequenas. Sempre achei isso tudo balela, vocês sabem bem, mas queria ver na prática o que ia acontecer. E aconteceu.

flabauru6O Flamengo jogou atrás o jogo todo ontem contra um elenco recheado (Alex, Gui, Gegê, Valtinho, Hetts, Jefferson, Leo e Shilton), mas mostrou muita força para se recuperar nos momentos decisivos e vencer no segundo tempo extra. Isso tudo com Rafael Mineiro e depois Ronald Ramon eliminados com cinco faltas.

Mas quem tem Marcelinho (aos 41 anos, o jogador mais importante da história do clube teve 22 pontos, 7 rebotes e 5 assistências em 46 minutos), JP Batista (29 pontos e 12 rebotes), Olivinha (15 pontos e 16 rebotes) e Marquinhos (22 pontos), nomes experientes e fortíssimos em qualquer competição latino-americana, sempre está em posição de vencer  – vencer jogos e também vencer campeonatos.

flabauru9Esta era a minha tese desde sempre e que ficou comprovada ontem. Que vão entrar, ainda, Ricardo Fischer e Humberto para dar segurança na armação e aos poucos tudo vai se acomodar para José Neto rodar os minutos de seus atletas com mais calma ninguém tem dúvida e contesta. Para se ter uma ideia, dos 50 minutos de ontem, Marquinhos, Olivinha e Marcelinho tiveram 40+ minutos, algo natural.

O essencial, o que se extrai de muito importante mesmo para o clube da Gávea do triunfo de ontem, é que se o elenco realmente não é tão recheado quanto o das últimas temporadas, é irreal pensar que o Flamengo não vai disputar em condição de igualdade o seu quinto título seguido de NBB. Mais do que igualdade, pensando lá na frente, em mando de quadra para uma eventual final,  os rubro-negros, que enfrentam Franca na terça-feira à noite (19h30, com Sportv), já largaram na frente.

flabauru8Sobre Bauru, gostei da reestreia de Gui Deodato com a camisa do time. O agora camisa 1 saiu do banco e teve 21 pontos e 4 rebotes em 34 minutos. Pode formar com Alex, que teve 30 pontos, 5 assistências e 6 rebotes em atuação incrível, uma dupla incrivelmente forte na marcação de perímetro. Mas o time precisa melhorar demais, e creio que isso ocorrerá, na defesa. Parar JP Batista parecia impossível ontem mesmo quando Rafael Hettsheimeir trombava contra o pivô do Flamengo e conter as infiltrações dos rubro-negros não foi um objetivo atingido. Não entendi, por exemplo, o Valtinho (foi problema físico?) ter jogado apenas 13 minutos e Gegê, armador que vestia a camisa do time pela primeira vez, 34'. O jogo de ontem demandava cadência, leitura de jogo, experiência, pontos que Valtinho traz de sobra em sua bagagem. Acredito muito no trabalho do técnico Demétrius, sei que tem muita coisa ainda para acontecer, mas a derrota de ontem contra um rival que tem maltratado os bauruenses nos últimos anos precisa ser analisada com muita atenção por todos no interior de São Paulo.

Viu o jogo? Gostou? Comente aí então o que achou da primeira partida do NBB!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.