Topo

Bala na Cesta

NBB começa no próximo sábado - confira a divisão de forças do campeonato

Fábio Balassiano

02/11/2016 01h00

olivinha1A espera está acabando. Com a novidade das transmissões da Rede Bandeirantes, o próximo sábado Bauru e Flamengo abrem a temporada 2016/2017 do NBB a partir das 14h fazendo a reedição das duas últimas finais (dois títulos rubro-negros).

Para este NBB, o nono da história, em relação ao regulamento a grande novidade é o descenso de duas equipes para a Liga Ouro, que, por sua vez, seguirá levando somente o campeão à elite do basquete nacional. No mais, as 16 equipes se enfrentam em si em turno e returno, com os 12 melhores avançando aos playoffs, que seguirá sendo disputado no formato 1-2-1-1, com os Jogos 2, 3 e 5 sendo realizados na casa da equipe de melhor campanha. Os quatro melhores continuam "folgando" na primeira rodada, com a fase inicial do mata-mata sendo disputada do quinto ao décimo-segundo colocados.

fischer1Pensei, portanto, neste primeiro momento em fazer uma espécie de divisão de forças do NBB para que vocês conheçam um pouco os times. Vamos lá:

1) Disputam o título

Flamengo -> Atual tetracampeão do NBB, o Flamengo vem com algumas mudanças em seu elenco. Chegaram Ricardo Fischer, Humberto e Pedrinho Rava para revezar na armação, além dos garotos Lelê, Leo Bispo e João Vitor. Mas saíram Rafa Luz, Jerome Meyinsee, Gegê e Robinson, fazendo com que a rotação de José Neto fique um pouco mais curta. Não tão curta assim quanto tenho lido por aí, mas sim um pouco mais curta. O time fica, sim, menos excelente que o da temporada passada, mas segue como um dos grandes favoritos ao título do NBB.

alex1Bauru -> O time perdeu Robert Day (aposentado), Murilo (Vasco) e Fischer (Flamengo), mas teve força para manter o restante do elenco e fôlego para buscar Shilton (ótimo de defesa e bom de grupo) e Valtinho para a armação. Ontem à noite ainda fechou com dois jogadores de Rio Claro, que está arriscando não participar do NBB devido a crise financeira. São eles o ala Gui Deodato, que retorna à cidade, e Gegê, reserva para Valtinho (o norte-americano Booker foi dispensado ontem devido às chegadas dos rapazes de Rio Claro). O elenco comandado por Demétrius continua fortíssimo, mas precisará buscar nova identidade durante a competição. A vantagem é que lá permanecem Alex, Hettsheimeir, Leo Meindl e Jefferson Willian, jogadores de altíssima qualidade para o NBB.

mogi1Mogi -> Credenciado pelo título Paulista conquistado recentemente, o elenco mogiano comandado por Guerrinha não terá mais Paulão (Paulistano) e Lucas Mariano (Brasília), mas manteve a base da temporada passada e ainda trouxe o ótimo Caio Torres para comandar as ações no pivô. A confiança depois do troféu paulista fará com que o time, desde sempre fortíssimo, jogue com ainda mais confiança e que a torcida fique ainda mais empolgada. A combinação de um grupo muito qualificado, um técnico experiente e um ginásio Hugo Ramos pulsando a cada noite podem fazer com que os mogianos atinjam pela primeira vez a final do NBB.

giovannoni1Brasília -> Brasília muda um pouco para essa temporada. Saíram Arthur, jogador histórico da equipe, Coimbra, Lucas Cipolini (Franca) e Ronald, punido por dois anos devido a doping, mas o time conseguiu manter boa parte do seu elenco e ainda foi muito bem no mercado ao trazer Lucas Mariano e Fab Melo para o pivô e Alex para revezar nas alas. Permanecem por lá Fulvio, Deryk, Giovannoni, Pilar, Jefferson Campos, além do técnico Bruno Savignani, que entra para seu primeiro campeonato completo com o time (ele entrou durante 2015/2016 no lugar de José Carlos Vidal).

2) Vão ao playoff

nezinhoVasco – Sei que aqui já haverá grita, né? Novo entrante no NBB, o Vasco se reforçou muito bem e com nomes de peso no cenário nacional (Nezinho, David Jackson, Murilo e Bruno Fiorotto), outros importantes para a composição de elenco (Wagner, por exemplo) e conseguiu manter Marcio, Palacios, Gaucho, Marcellus, Helio, Drudi e Ricardinho do elenco que ganhou a Liga Ouro. Por que diabos, então, eu não coloquei os vascaínos brigando de cara pelo título? Justamente porque é um elenco novo, que ainda está se conhecendo e que por essa razão não dá, ainda, para sabermos em que patamar ele se colocará no certame. É bem possível que ali no final do turno, começo do returno, os cruzmaltinos se coloquem entre os melhores e aí sim, se isso ocorrer realmente, será mais coerente colocá-los entre os grandes favoritos ao título.

bial2Basquete Cearense -> Alberto Bial ficou frustrado com a eliminação na primeira fase da temporada passada contra Mogi, mas decidiu dar um voto novo de confiança ao elenco e manteve quase todas as peças. Creio que ele foi bem nessa, e ainda melhor no mercado ao trazer os reforços pontuais de Gustavinho Lima (ex-Caxias do Sul) e Gruber (ex-Paulistano). Não existe pressão por resultados imensos em solo cearense, mas Bial e todos por lá sabem que ganhar a primeira série de pós-temporada da história da equipe é mais do que fundamental para que novo banho de água gelada não abata grupo, cidade e torcida.

lucas1Paulistano -> O técnico Gustavo de Conti permanece no comando, mas as peças mudaram bastante no Paulistano. Saíram Caio Torres, Valtinho, Dawkins, Gruber (os quatro líderes do time em pontos em 2015/2016) e Gemerson, chegando os jovens Lucas Dias (foto) e Georginho, além dos experientes Renato (pivô que estava em São José e retorna ao clube após dois anos) e Eddy. Será uma oportunidade e tanto para os garotos Lucas, Georginho e também para Mogi, campeão do torneio de enterradas em 2016. Os três terão um dos melhores treinadores do país a comandá-los, tempo de quadra, pressão pequena por resultados e ainda a Liga Sul-Americana para crescerem. Provavelmente os três cometerão erros, vão se equivocar em muitos momentos, mas estou curioso para ver como eles se colocarão pela primeira vez como protagonistas (e muito possivelmente titulares) de seus times.

3) Brigam por playoff

helinho2Franca -> Sob comando de Helinho, que estreia na função de técnico, Franca busca se reposicionar entre os melhores times do país. Mas aparentemente estamos vendo, ainda, o começo do processo. O elenco recebeu os reforços do ótimo Henrique Coelho, Cipolino, Du Sommer, Alexey, Cesar e Pedro, mas ainda é muito reduzido para brigar pelas primeiras posições do NBB. Pode ser que durante a temporada consiga boas vitórias e se coloque lá na frente da tabela de classificação, mas como disse Helinho no Podcast BNC o que está mesmo em jogo é Franca voltar a ter uma identidade própria de basquete – no que eu concordo inteiramente com ele.

CesarPinheiros -> Um dia ainda irei entender o que acontece com um time que forma, forma, forma e depois perde peças como Humberto, Georginho e Lucas Dias de uma hora pra outra. O Pinheiros muda sua postura de formador e passa a ser comprador. Como tem pouca grana para bater de frente com a galera favorita ao título do NBB, acaba tendo reforços não tão animadores assim. Vieram Gemerson, Neto, Thiago Mathias e Ansaloni para reforçar o time do técnico Cesar Guidetti, que terá um desafio e tanto pela frente. Manter o time na zona do playoff é uma missão difícil pra caramba para um grupo desbalanceado e apenas com Holloway como grande referência técnica.

dede3Rio Claro -> NOTA DO EDITOR: Rio Claro pode ficar fora do NBB devido a problemas financeiros. Gegê e Gui Deodato já fecharam em Bauru e outros devem acertar com agremiações do país até sábado. Não haverá análise sobre o time do técnico Dedé devido a isso portanto.

Minas -> Com uma base formada por jovens como Danilo Fuzaro Siqueira Macedo, os pivôs Wesley e Big, o Minas tem cinco novidades para o NBB: os norte-americanos Scott Rodgers e Darion Rackley, o armador Alexandre Pinheiro, o ala Rafa Oliveira e o ala-pivô Mosso. Se não são reforços de peso, ao menos dão consistência para o grupo do técnico Cristiano Gramma, que quer voltar a brigar por playoff nesta temporada.

old20Vitória -> Os rubro-negros da Bahia foram um dos times que mais se reforçaram para o NBB. Chegam Dawkins, Coimbra, Hayes, Arthur e Kurtz para o elenco do ótimo técnico Régis Marrelli. Creio que eles são suficientes não para colocar o Vitória em um patamar dos favoritos, mas sem dúvida em boas condições para brigar por vaga no playoff.

4) Tentarão escapar do rebaixamento

rinaldo4Liga Sorocabana -> E aconteceu justamente o que eu esperava. Rinaldo Rodrigues foi suspenso por 6 meses, cumpriu e não aguentou ficar longe das quadras. Ele reassume o comando técnico do time sorocabano, que terá Jefferson Sobral, Douglas Nunes, Romulo e Victor como reforços para brigar contra o rebaixamento.

Caxias do Sul -> Caxias perdeu o ótimo Gustavinho Lima, o útil Alex e o bom Betinho, mas trouxe Bruno (ex-Franca), o experiente Fred e os pivôs Arthur e Felipe Rech.

betinhoCampo Mourão -> Recém-chegado da Liga Ouro, o Campo Mourão fez muito bem o dever de casa ao contratar jogadores experientes para o seu primeiro ano de NBB. Vieram Betinho, Renan, Atílio, Cauê o norte-americano Jordan Montgomery. Tudo isso para não correr muito risco de ser rebaixado e tentar começar a escrever por longo período a sua história na elite do basquete nacional.

Macaé -> O time do técnico Leo Costa acertou com Thiaguinho, ex-Liga Sorocabana, Erick Camilo, Rafa Moreira, Adyb, Schneider e Lucas. Nada tão incrível assim no interior do Rio de Janeiro.

Concorda comigo? Comente você também!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.