Topo

Bala na Cesta

Os 30 da NBA: Com LeBron, Cavs buscam bicampeonato; elenco foi mantido

Fábio Balassiano

23/10/2016 01h00

lebron1Todo mundo sabe como terminou a temporada passada para o Cleveland Cavs, né? O time jogou completo até o final, ganhou o título (e a revanche) contra o Golden State Warriors, LeBron James mudou de patamar no panteão dos grandes gênios da história do esporte e a cidade de Ohio enfim conquistou o sonhado título.

A questão que fica agora é: na primeira temporada completa do técnico Tyronn Lue (ele entrou durante o certame, quando o Cavs mandou David Blatt embora…) e jogando como atual campeão, como se sairá o Cleveland?

Lakers evolui, mas conseguirá playoff?
Com Wade, Rondo e Butler, Chicago sonha alto
Toronto briga para manter patamar no Leste

Knicks voltarão ao playoff com D-Rose

Wolves tentam iniciar nova Era
Boston não tem O cara, mas pode subir outro degrau
Indiana cerca Paul George com reforços para brigar no topo do Leste

Há vida sem Dwyane Wade em Miami?

irving1A grande vantagem é que para 2016/2017 o elenco foi praticamente todo mantido. Saíram apenas Timofey Mozgov (foi pro Lakers), Matthew Dellavedova (Bucks) e Mo Williams (se aposentou). Para seus lugares chegaram Toney Douglas para ser o reserva de Kyrie Irving na armação, mas na fase de treinos mesmo Douglas foi dispensado e a alcunha por enquanto será de Kay Felder, garoto novato, Chris Andersen para segurar os minutos de Tristan Thompson no pivô e Mike Dunleavy para ser outra opção nas bolas de perímetro. No mais, continuam todos lá.

Kyrie, um dos heróis do jogo 7 contra o Golden State em Oakland, seguirá em sua escalada para cravar seu nome como um dos melhores da liga. JR Smith, que renovou contrato por mais 4 anos e US$ 57 milhões, e LeBron James comandam as alas. Kevin Love e Tristan Thompson são os titulares no garrafão.

Mavs se reforça para dar fim de carreira digno à Nowitzki
Clippers entram na 'última dança' com seu núcleo
Mike D'Antoni assume e Rockets vai pro tudo ou nada

Portland quer provar que não é mais surpresa
Como será o Sixers de Ben Simmons?
Sem Durant, como Westbrook vai liderar o OKC?
Pistons querem seguir evoluindo

Atlanta entra em ano-chave da franquia com Dwight Howard como estrela

love1Com um time titular desse nível, seria cruel exigir um banco à altura. Ninguém na NBA teria ou tem algo tão espetacular assim. Da suplência sairão Kay Felder, Iman Shumpert, Chris Anderesen, Mike Dunleavy, James Jones, o amigão do LeBron, Richard Jefferson, que havia afirmado que iria se aposentar mas mudou de ideia e Channing Frye.

Se não é a oitava maravilha do mundo, há boas opções de defesa (Shump e Andersen), de bolas de três pontos (Frye e Dunleavy) e experiência (Jefferson e Jones).

Wizards tem novo técnico para mudar de patamar
Grizzlies e sua profissão de fé para a temporada
O longo caminho do Nets para ter um time
Phoenix e a difícil administração de elenco
Pelicans conseguirá cercar Anthony Davis com talento?

lue2Estou curioso para ver como se sairá Tyronn Lue. Entrando em sua primeira temporada completa como técnico do Cavs, Lue tem o respeito do elenco desde sempre, um anel de campeão com menos de 100 jogos treinados em sua vida profissional e agora a responsabilidade de provar que pode colocar coisas diferentes no tabuleiro de xadrez do Cleveland.

Não sei se Lue terá essa pré-disposição ou se tentará manter praticamente tudo que deu certo com a franquia de Ohio desde que assumiu (muitas jogadas de isolação para LeBron e Kyrie no ataque, por exemplo) ou se tentará evoluir ainda mais o nível de um time que pode, sim, desafiar o Golden State Warriors (de novo!) ou qualquer outro time da NBA.

Sacramento e a casa da Mãe Joana
Denver segue em busca de identidade
Orlando esquece reconstrução e vai pra ação
Bucks entregam chave da franquia a Antetokounmpo
Jazz mira volta ao playoff com elenco mais experiente
Charlotte perde força – e agora?

lebron4Não que tenha certeza que aconteça, mas creio que apenas uma loucura fará com que o Cleveland de novo não chegue à final da NBA pelo terceiro ano seguido – e já antecipando meu palpite, contra o mesmo rival aliás. O que é um risco. E explico.

A gente sabe como LeBron James tem funcionado ultimamente (levando a fase regular como uma espécie de de pré-temporada e os playoffs mais a sério), mas dessa vez o mando de quadra no mata-mata vale muito, muito mais. Ninguém quer jogar um eventual jogo 7 de final da NBA de novo fora de casa, né? Ganhar, como aconteceu em 2015, é muito mais uma exceção na história do que o contrário. Liga a máquina desde terça-feira, 25 de outubro, contra o Knicks, LBJ.

Campanha em 2015/2016: 57-25
Projeção para 2016/2017: Briga pelo título da NBA (entre 60 e 65 vitórias).
Olho em: LeBron James

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.