Topo

Bala na Cesta

Os 30 da NBA: Sem Durant, Thunder depositam todas as fichas em Westbrook

Fábio Balassiano

20/10/2016 01h14

russ1Nesta altura dos acontecimentos você já sabe que Kevin Durant se foi de Oklahoma, né? A franquia perdeu uma de suas principais estrelas, mas ficou com a outra no mínimo até 2017/2018.

Trata-se de Russell Westbrook, armador da equipe que renovou o seu contrato por mais um ano e que tem a opção de também ficar em 2018/2019. Não há a menor dúvida: o Thunder, agora, é o time do camisa 0 e não se fala mais nisso.

Lakers evolui, mas conseguirá playoff?
Clippers e a provável última-dança de seu talentoso núcleo
Com Wade, Rondo e Butler, Chicago sonha alto
Knicks voltarão ao playoff com D-Rose

Wolves tentam iniciar nova Era
Boston não tem O cara, mas pode subir outro degrau
Indiana cerca Paul George com reforços para brigar no topo do Leste

oladipoSe na temporada passada faltaram cinco minutos para o Thunder eliminar o Golden State Warriors na final do Oeste, para 2016/2017 a perspectiva é outra: tentar ir ao playoff. E tentar é um termo bem apropriado porque ninguém tem a menor ideia do que poderá ocorrer com a franquia. É muita gente nova ao mesmo tempo, um único líder pra lá de exigente (Russell Westbrook) e alguns jogadores sem nenhuma experiência de NBA pelas costas. Se o quinteto titular pode ser formado por Russ, Victor Oladipo (foto), que chegou em troca por Serge Ibaka, Andre Roberson, Enes Kanter e Steven Adams é bem razoável, no banco as opções se resumem a Cameron Payne, Ronnie Price, Domantas Sabonis e Alex Abrines vindo para seus anos de estreia na liga, Joffrey Lauvergne e Ersan Ilyasova. Não é o fim do mundo, mas tampouco é o melhor dos cenários, né?

Mavs se reforça para dar fim de carreira digno à Nowitzki
Mike D'Antoni assume e Rockets vai pro tudo ou nada

Portland quer provar que não é mais surpresa
Como será o Sixers de Ben Simmons?
Pistons querem seguir evoluindo
Phoenix e a difícil administração de elenco
Pelicans conseguirá cercar Anthony Davis com talento?
Há vida em Miami sem Dwyane Wade?

donovan1Outro bom nome para ficarmos atentos é o do ótimo Billy Donovan. O técnico fez um excepcional trabalho principalmente no playoff da temporada passada, deu maior variação a uma franquia que vivia sendo criticada pelo arsenal pouco animador dos tempos de Scott Brooks e ficou a pouquíssimo de ir à final em seu ano de estreia (e sabe lá o que isso impactaria na decisão de Kevin Durant). Agora a figura é diferente. Donovan sabe que terá que dar ainda mais carta-branca para Westbrook e deverá criar um outro modelo de jogo para suas novas peças. Como fazer com que tudo gire em torno do camisa 0 sem ao mesmo tempo o sistema ofensivo não ficar muito previsível? Como manter o garrafão pontuando como foi com Kanter e Adams em boa parte da pós-temporada por toda fase regular? Como dar protagonismo a Oladipo? São questões que todos em Oklahoma buscam respostas.

Wizards tem novo técnico para mudar de patamar
Grizzlies e sua profissão de fé para a temporada
O longo caminho do Nets para ter um time
Sacramento e a casa da Mãe Joana
Denver segue em busca de identidade
Orlando esquece reconstrução e vai pra ação
Bucks entregam chave da franquia a Antetokounmpo
Jazz mira volta ao playoff com elenco mais experiente
Charlotte perde força – e agora?

O ano-chave para a franquia Hawks tem Dwight Howard como líder

russ10Consigo apostar em uma média perto de triplo-duplo para Russell Westbrook e jogadas absurdas entrando no Top-10 da semana por parte do líder do Thunder. Mais do que isso é impossível prever agora. Não falo nem por causa das dificuldades enfrentadas nos dois amistosos contra times de fora da NBA (derrota pro Real Madrid e vitória apertada contra o Barcelona), mas sim pelo número imenso de novos atletas no elenco e pela perda de Kevin Durant. Há várias lacunas por lá (técnica, tática, de carisma, de liderança etc.) que só saberemos como serão preenchidas ao longo do campeonato. No final das contas acho que o OKC vai ao playoff. Mais do que isso, agora, é exercício de adivinhação.

Campanha em 2015/2016: 55-27
Projeção para 2016/2017: Briga por playoff (entre 42 e 48 vitórias).
Olho em: Russell Westbrook

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.