Topo

Bala na Cesta

Os 30 da NBA: Nas mãos de Antetokounmpo, Bucks tenta encontrar rumo certo

Fábio Balassiano

26/09/2016 01h00

khrisO texto sobre o Milwaukee Bucks já estava quase preparado quando semana passada surgiu a notícia que de Khris Middleton, ala-armador titular do time e com contrato que vai no mínimo até 2018/2019 (2019/2020 é opção do atleta), vai operar a coxa e ficará seis meses afastado. Se já seria difícil retornar ao playoff com ele, autor de 18,2 pontos em 2015/2016, agora então a situação do time do técnico Jason Kidd fica ainda mais complicada. Mais do que nunca, agora, as esperanças da franquia ficam depositadas em Giannis Antetokounmpo.

Lakers evolui, mas conseguirá playoff?
Como será o Sixers de Ben Simmons?
Wolves tentam iniciar nova Era
Com Derrick Rose, Knicks voltará ao playoff

giannis3Aos 21 anos, o Greek Freak renovou recentemente o seu contrato (US$ 100 milhões até 2020/2021) e parece ter ganho não só uma bolada de dinheiro mas sobretudo a chave para guiar a franquia nos próximos anos. Se no final de 2015/2016 o grego recebeu carta-branca do técnico Jason Kidd para armar o jogo, fechando o certame depois do All-Star Game com as médias de 18,8 pontos, 7,2 assistências e 8,6 rebotes, além de cinco triplos-duplos, a tendência é que agora Kidd use Giannis desde o princípio assim. Com 2,11m, ele terá vantagens competitivas imensas no ataque devido ao seu físico descomunal e pode proporcionar ótimas alternativas no sistema defensivo de seu time marcando os rivais das cinco posições. Tenho bastante curiosidade para ver o que o rapaz de (insisto) 21 anos ainda pode colocar em seu arsenal. Ele já é um jogador muito bom, e em três temporadas tem 2 com 12+ pontos, o que não é pouco para alguém da sua idade e que veio tão jovem para a NBA. Com a evolução que tem demonstrado, tem tudo para se tornar um cara excepcional. Caso melhore nos chutes de três pontos (26% de aproveitamento em 2015/2016), se tornará uma arma muito difícil de ser marcada.

O longo caminho do Nets para ter um time
Phoenix e a difícil administração de elenco
Pelicans conseguirá cercar Anthony Davis com talento?

Jabari1Outro nome que a franquia aposta muito é Jabari Parker. Segundo colocado no Draft de 2014, ele se lesionou com gravidade no joelho logo no começo de sua temporada de calouro. Parou, retornou e teve um ano satisfatório em 2015/2016 com 14,1 pontos e 5,2 rebotes. É outro atleta muito jovem (21 anos) e que pode render ótimos frutos para o Bucks em um futuro muito próximo. Muita gente aposta, inclusive, que o fato de o Milwaukee ter conseguido renovar com Antetokounmpo por pouco menos que o salário máximo que poderia ter sido oferecido (cerca de US$ 110 milhões pelos mesmos quatro anos) fará com que a diretoria tenha fôlego para oferecer valor semelhante a Parker. Se evoluir sobretudo em seus arremessos (25,7% nas bolas de fora), tem tudo para formar uma dupla animadora com o grego por muito tempo na NBA.

maker1Para o Bucks, porém, creio que falte um pouco mais para retornar ao playoff. A última vez foi em 2015 e de forma completamente inesperada. Chegaram os calouros Thon Maker (pivô australiano de 2,11m, 19 anos e que saiu direto do ensino médio) e o ala-armador de Virginia Malcolm Brogdon (23 anos, 1,96m de altura, 18 pontos de média em 2016 e 41% nas bolas de fora). Reforçaram o elenco via contratações os experientes alas Mirza Teletovic, Michael Beasley e Jason Terry, além do armador Matthew Dellavedova, ex-Cavs. As contratações de Terry e Teletovic explicam-se claramente. Os dois trazem a rodagem necessária para ser acrescentada à juventude do elenco (7 possuem 21 anos ou menos) e podem dar a Jason Kidd um alívio na conversão dos arremessos de três pontos. Em 2015/2016 o Bucks foi simplesmente o que menos arriscou de longe (15,6 vezes), com a conversão de 34,5% (a vigésima-primeira da liga). Para uma NBA que cada vez mais "demanda" times chutadores, ter opções mais consistentes é importante para conseguir mais vitórias.

Kidd4Só que isso não é tudo. Antes de começar a temporada há perguntas importantes a serem respondidas. Armador trazido no campeonato passado em uma troca, Michael Carter-Williams perderá espaço com a consolidação de Antetokounmpo como armador principal e com a chegada de Dellavedova, que aparentemente vem para ser o primeiro reserva da posição 1? E o pivô Greg Monroe, contratado em 2015 como a esperança no pivô (15,3 pontos e 8,8 rebotes de média), mas que sempre figura nos rumores de troca, fica por lá até o final do certame? A chegada de Thon Maker é um indicativo de que Monroe poderá ser realmente envolvido em uma transferência?

Kidd2Estas são as perguntas que envolvem muito mais a diretoria do que a quadra. Dentro das quatro linhas, Jason Kidd sabe que o ataque do seu time precisa ser mais consistente – ano passado pontuar era uma tortura para os caras. Foram apenas sete times que ficaram abaixo dos 100 pontos de média em 2015/2016 na NBA. O Bucks esteve entre eles. Como adaptar a imensa versatilidade de Giannis, Jabari, Beasley, Michael Carter-Williams e John Henson para que seu time tenha um sistema de jogo mais homogêneo? Será que enfim o técnico conseguirá explorar as habilidades que Greg Monroe, sim, possui?

giannis10Gosto bastante do futuro do Bucks na NBA (e o próprio slogan da equipe, o "Own the Future", algo como "Possua o Futuro", fala disso). Creio que com Giannis Antetokounmpo e Jabari Parker a pedra-fundamental do time seja animadora, mas não sei se os jogadores de 21 anos terão capacidade de levar a franquia ao playoff direto em 2016/2017. O Milwaukee passa por uma transição e vejo muitas interrogações, como as que mencionei acima, precisando ser respondidas antes de o time tentar dar o próximo passo.

Campanha em 2015/2016: 33-49
Projeção para 2016/2017: Fora do Playoff (entre 33 e 38 vitórias).
Olho em: Giannis Antetokounmpo

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.