Topo

Bala na Cesta

Os 30 da NBA: Phoenix conseguirá abrir espaço para boas peças jovens?

Fábio Balassiano

22/09/2016 13h00

suns1Se há um time que me intriga para esta temporada 2016/2017 da NBA que começa em pouco mais de um mês este é o Phoenix Suns. A franquia do Arizona sonhou com LaMarcus Aldridge um tempo atrás, não conseguiu, teve que iniciar uma pequena reconstrução, não foi muito bem nisso e agora se vê no meio do caminho do meio (para mim o pior dos cenários).

Lakers evolui, mas conseguirá playoff?
Como será o Sixers de Ben Simmons?

suns2O Phoenix tem no elenco alguns veteranos (Tyson Chandler, Jared Dudley e Leandrinho), bons nomes razoavelmente experientes como Eric Bledsoe e Brandon Knight, e um punhado de boas peças jovens que já chegaram (Devin Booker. T.J. Warren e Alex Len) ou que estão chegando via Draft (Dragan Bender, Tyler Ulis e Marquese Chriss – os três na foto). A dúvida é: como conviver com isso tudo em uma temporada de 82 jogos?

O longo caminho do Nets para ter um time

booker1Ter talento demais obviamente não é o problema. A questão toda é saber como administrar as expectativas de todos. Na armação há Brandon Knight e Eric Bledsoe, que jogaram respectivamente 36 e 34 minutos em 2015/2016 (ambos têm contratos longos inclusive). Como encaixar o bom baixinho Tyler Ulis, que veio da Universidade de Kentucky? Ele terá espaço? Vale atuar com dois armadores? Se isso acontecer, como ficaria a posição 2 com o jovem (19 anos) Devin Booker (foto), que foi muito bem em sua temporada de calouro (13,8 pontos)? Leandrinho veio para ensinar a Booker, mas certamente espera ter seus 15, 20 minutos de jogo.

watsonNa ala T.J. Warren, Jared Dudley e PJ Tucker parecem lutar pela posição 3 em condição de igualdade, com Warren sendo o mais jovem deles todos e aquele que mais precisa de tempo de quadra para mostrar seu valor. Na ala-pivô o negócio começa a ficar bem complexo para o técnico Earl Watson, que entrará em sua primeira temporada completa com o time tendo também muito a provar para seus exigentes chefes. Watson foi interino no último certame após a demissão de Jeff Hornacek, aparentemente controlou o vestiário durante 2/3 meses, mas agora a situação e o panorama são bem distintos (e a dificuldade, bem maior).

bender3Chegaram, via Draft, os promissores Marquese Chriss e o croata Dragan Bender. O primeiro tem 19 anos. O segundo, 18. Ambos quererão, e precisarão, jogar por muito tempo. Será que eles conseguirão manter o nível em um time que tem Bledsoe e Knight, dois já ótimos jogadores, na armação? No pivô, Alex Len terminou bem a temporada 2015/2016, mas jogou apenas 23 minutos de média, seu máximo em 3 anos de liga. Sua sombra será sempre Tyson Chandler, pivô que se não tem mais o mesmo nível físico e técnico de anos atrás ainda desempenha bom papel.

benderParece complexa a situação, não? Para mim é bem complexa mesmo. Não sei exatamente o que eu faria, mas em alguns casos eu abriria espaço totalmente para os jovens que têm chance de colocar o Phoenix em uma boa posição no futuro. Na armação faria uma escolha entre Bledsoe e Knight e deixaria Ulis como reserva de um deles. Na ala apostaria em Booker, ótima promessa, e deixaria Leandrinho como seu tutor. Na posição quatro colocaria os "cavalos" Chriss e Bender para batalhar por espaço e no pivô tentaria entender como funcionaria Len efetivamente como titular de uma franquia da NBA.

booker2Isso, claro, sou eu quem fala de longe e analisando um elenco que é, sim, bom. O problema, ao meu ver, é que há diferentes "ansiedades" dentro do mesmo grupo. Jogadores em momentos, com expectativas e com perspectivas de carreira diferentes. Para uma franquia sem um rumo há tempos, não me parece ser simples equilibrar a equação. Entre os talentos presentes no elenco se desenvolvendo e jogando harmonicamente e uma nova temporada de crises internas e derrotas em sequência é muito difícil não apostar que a segunda opção realmente prevaleça.

Campanha em 2015/2016: 23-59
Projeção para 2016/2017: Fora dos Playoffs (entre 30 e 35 vitórias).
Olho em: Devin Booker

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.