Topo

Bala na Cesta

Com bons valores, Franca vence LDB pela primeira vez

Fábio Balassiano

11/09/2016 01h45

franca3Terminou ontem a enxuta-porém-valiosa edição de 2016 da Liga de Desenvolvimento (Sub-22). Maior campeonato de base do Brasil, a LDB viu um campeão inédito neste ano.

Foi Franca, que fechou a campanha de duas semanas invicta (10-0) com o triunfo de ontem em cima de São José por 66-50 dominando o rival de maneira incrível do começo ao fim. O ala João Pedro (12 pontos e 9 rebotes na final) foi eleito o MVP do torneio. Até então apenas o Basquete Cearense, em 2014, havia sido campeão invicto da LDB.

franca1Vi poucos jogos dessa edição, não posso analisar muito em termos técnicos, mas gosto desse começo de trabalho de Franca justamente pelo que disse Helinho em nosso Podcast dessa semana. Aparentemente é um novo modelo de gestão, que tenta colocar a casa em dia com salários em ordem, elenco curto e um punhado de jovens em busca de espaço. Do time da LDB gostei de Alexey, João Pedro e Antonio, que creio serão utilizados pelo novo treinador francano no time adulto nesta própria temporada do NBB.

saojose2Por São José, do promissor técnico Christiano Ahmed, olho em Biloca (18 anos, ala de 1,98m), Pedrinho (armador), Braga e Colimério (pivôs). O único lamento é que os jovens joseenses não terão o NBB para disputar, já que a equipe está fora da próxima edição do principal campeonato adulto de basquete do país. Não sei quais serão os procedimentos com os garotos, mas seria muito legal se eles pudessem atuar no NBB em alguma equipe para ganhar tempo de quadra, rodagem, experiência e sobretudo serem exigidos como atletas profissionais. Para times que buscam fechar seus elencos para a temporada 2016/2017, vale dar uma olhadinha nestes atletas do Vale do Paraíba.

joao1Como detalhe, vale dizer o seguinte. A Liga de Desenvolvimento acaba coroando times que fazem consistentes campanhas ao longo dos anos. Com exceção do Basquete Cearense, que ganhou em 2014 sem antes ter ficado entre os quatro primeiros, todos os outros vencedores chegaram, antes e/ou depois, entre os três melhores colocados.

O Flamengo, campeão em 2011, foi bronze em 2012, campeão em 2013 e vice em 2014. Bauru foi vice em 2011 antes de ganhar no ano seguinte. O Pinheiros, bronze em 2013, quarto em 2014 e, aí sim, campeão em 2015. Franca, por sua vez, foi vice em 2012 e campeão em 2016. Não é coincidência. É regularidade e trabalho mesmo. Que sirva de lição para todos os clubes. Não é só chegar, jogar e já sair ganhando caneco. Isso leva tempo, sequência e paciência mesmo.

Parabéns a Franca. Que seja o começo de uma nova era para o time e para a cidade. Que seja uma nova era de reencontro com as grandes conquistas.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.