Topo

Bala na Cesta

Com desistência de Etapa do 3x3, CBB fica na linha de tiro da Federação Internacional

Fábio Balassiano

31/08/2016 01h00

fiba3Se tem uma entidade que não cansa de se meter em problemas, esta é a Confederação Brasileira de Basketball. Menos de um mês após ter as duas seleções nacionais eliminadas no Rio-2016, a entidade máxima do basquete brasileiro comunicou à Federação Internacional que, devido a problemas financeiros (que surpresa…), não poderia mais realizar a etapa brasileira do Circuito Mundial de Basquete 3×3, prevista para ser disputada no Rio de Janeiro entre os dias 23 e 24 de setembro. Isso tudo faltando 20 dias para iniciar o torneio.

FIBA1A informação não só foi confirmada pela FIBA, que já optou pela Cidade do México como sede do evento entre 24 e 25 de setembro, mas também exposta no site oficial do órgão máximo do esporte no mundo (imagem ao lado) como mais um mico de proporções colossais para o governor Carlos Nunes, há oito anos derrubando a modalidade da bola laranja ladeira pelo Brasil e por todo planeta.

cbb1Pode parecer pouco, mas o blog apurou que o cancelamento da etapa do 3×3 irritou demais os dirigentes da FIBA, que tiveram que rapidamente correr atrás de outra sede, arcando com parte do investimento para manter a competição.

O blog também foi informado que chegou ao fim a paciência da FIBA com a CBB, e que atitudes mais enérgicas contra uma Confederação que demorou séculos para pagar o convite do Mundial de 2014, que quase não levou seleções para a Copa América deste ano e que possui dívida de mais de R$ 17 milhões não estão descartadas.

nunes7Em português claro, dá pra afirmar que mais do que nunca a CBB encontra-se na linha de tiro da Federação Internacional, que pode, sim, aplicar sanções contra a Confederação Brasileira ou algo até mais grave nos próximos dias.

Se durante as Olimpíadas o burburinho era forte acerca das péssimas relações entre Carlos Nunes, presidente da CBB, e o alto escalão da FIBA, ontem confirmou-se que a paciência da Federação Internacional com a Confederação Brasileira se esgotou. Agora é esperar os próximos capítulos. Nunes não deve estar muito tranquilo.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.