Topo

Bala na Cesta

Na seleção masculina, a preocupação se chama Anderson Varejão

Fábio Balassiano

25/07/2016 01h10

anderson7A seleção brasileira masculina fez o primeiro amistoso na preparação para a Olimpíada no sábado em São Paulo. Aquela coisa que sabemos, né? Fechado, contra um rival fraquíssimo, só pra convidados, errando o hino da Romênia e com todos os problemas de organização da CBB que a gente conhece. Se o fora de quadra foi o desastre de sempre, na quadra da Hebraica residia a preocupação de Rubén Magnano. Conforme bem detalhada na matéria do UOL, o treinador descreveu como "muito preocupante" a situação de Anderson Varejão, pivô do Golden State Warriors que está sofrendo com uma lombalgia há cerca de uma semana (não treina há sete dias portanto).

ATUALIZAÇÃO ÀS 10:26 – Anderson Varejão viajando para os EUA. Warriors quer avaliar a situação do seu atleta. Cbb informada e liberou (dúvida é se alguém da entidade seguiu com Anderson pra Oakland).

varejao5Nesta segunda-feira a seleção volta a enfrentar a Romênia às 20h (também na Hebraica, também para convidados, também sem transmissão por TV ou Web – uma beleza só…) e as atenções estarão novamente voltadas para Varejão. Pelo que o blog apurou na manhã de hoje ele realizará um exame detalhado, dando a comissão médica da seleção a real situação física dele. Até o momento, pelo que soube internamente, não está descartado o seu corte, mas Magnano e seus assistentes preferem queimar todas as alternativas possíveis antes de substituir o pivô do Warriors.

varejao4E preferem queimar as alternativas também por um motivo muito simples. Noves fora a importância de Varejão (técnica, tática e de liderança), Magnano pode trocar Anderson pelos nomes de suplentes enviados à FIBA (nomes não divulgados) em março. Dentre estes consta o de Cristiano Felício, que brilhou no Chicago Bulls na Liga de Verão e que está treinando pesado com a franquia nos EUA.

Também pelo que apurei, o prazo limite dado não pelo Comitê Olímpico Internacional (trocas são permitidas no máximo até o dia anterior da entrada na Vila Olímpica – 2 de agosto, no caso), mas pela comissão técnica é o dia 30 de julho, data do primeiro jogo do torneio em Mogi contra a Austrália. Se Varejão conseguir jogar até lá, muito bem. Se não atuar, Magnano tomará a sua difícil decisão.

varejao3Do meu canto, sinceramente falando e conversando até com um grande conhecedor do jogo neste fim de semana, creio que o melhor seja manter Anderson Varejão. Se há mesmo a opção de Cristiano Felício, não haveria discussão (em ritmo e treinando em alto nível). Ao mesmo tempo, eu tentaria recuperá-lo nem que fosse para jogar os últimos jogos da da fase inicial da Olimpíada e eventualmente o das quartas-de-final (o jogo que leva às medalhas, né…). A preocupação com a condição dos atletas que chegarão ao Rio-2016, relatada aqui por mim na semana passada, agora é mais forte do que nunca – e isso pode pesar para a obtenção, ou não, de bons resultados nos Jogos Olímpicos.

O que vocês acham? Concordam comigo? Se Varejão for cortado, quem deveria ser chamado?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.