Topo

Bala na Cesta

Varejão renova com o Warriors, e brasileiros têm destino definido na NBA

Fábio Balassiano

15/07/2016 06h45

varejao1Ufa. Acabou a espera de Anderson Varejão. Até ontem à noite como o brasileiro ainda sem destino para a próxima temporada da NBA, ele renovou contrato por mais uma temporada com o Golden State Warriors, onde formará o garrafão do time californiano com os recém-chegados Zaza Pachulia e David West, além de Draymond Green.

"Queria ficar no Golden State e estou muito feliz que tudo tenha dado certo. Minha prioridade era permanecer na franquia, onde fui muito bem recebido por todos", afirmou Anderson, que aos 33 anos décima-terceira temporada na NBA, irá para a sua  através de sua assessoria de imprensa.

Com isso, todos os brasileiros agora têm destino definido:

nene11) Nenê fechou contrato de um ano (US$ 2,9 milhões) garantido com o Houston Rockets. Aos 33 anos, o pivô, que irá para a sua décima-quinta temporada consecutiva na NBA, tem tudo para ser o pivô titular na rotação do novo técnico, o figuraça Mike D'Antoni (D'Antoni, aliás, que é fã de Oscar Schmidt – é bom avisar a ele desde já pra não causar desconforto com seu novo atleta…). Será o terceiro time do brasileiro, que antes passou pelo Denver e pelo Washington Wizards.

2) Huertas renovou contrato com o Lakers por dois anos. Disputará, em seu segundo ano na liga, a posição de segundo armador com o espanhol José Calderón.

barbosa123) Leandrinho voltou ao Phoenix Suns. Fechou por dois anos, US$ 8 milhões, mas com o segundo ano sendo opção do time. O ex-jogador do Golden State Warriors retorna à franquia onde foi o melhor reserva em 2007, onde teve as surreais médias de 18,1 pontos e 4 assistências, para dar apoio aos jovens que estão chegando à NBA (Dragan Bender, Devin Booker, Marquese Chriss, Alex Len etc.). Será o décimo-quarto ano dele na liga (o nono no Arizona).

4) Cristiano Felício, que tem jogado muito bem na Liga de Verão, permanece no Chicago Bulls. Tem boas chances de ser o reserva imediato de Robin Lopez no pivô e ganhar minutagem aos poucos em Illinois. Ontem ele teve outro jogo impactante: 15 pontos (6-6 nos chutes), 8 rebotes e 3 assistências contra o Dallas em apenas 17 minutos. Do Bulls, ele e Bobby Portis têm ido muito bem nessa Liga de Verão.

splitter5) Tiago Splitter, que se recupera de cirurgia no quadril, permanece no Atlanta. Ele entrará em seu último ano de contrato e será reserva de Dwight Howard.

6) Raulzinho fica no Utah, mas sua situação não é lá muito confortável, não. Estão lá, na posição de armador, o australiano Dante Exum, Shelvin Mack e o recém-chegado George Hill (veterano e bom na defesa). Não sei exatamente como será a divisão de tempo de quadra no Jazz, mas aparentemente o brasileiro não jogará tanto quanto em 2015/2016.

raptors17) Lucas Bebê e Bruno Caboclo continuam em Toronto. Lucas poderia ter mais chances, já que Bismack Biyombo saiu, mas chegaram o austríaco Jakob Poeltl, escolhido na nona posição do Draft deste ano, e Jared Sullinger, ex-Boston, para a rotação com Jonas Valanciunas no pivô. Já Bruno Caboclo vive situação parecida com a do ano passado. Está mostrando evolução na Liga de Verão, mas a concorrência nas posições 2 e 3 do Raptors é altíssima com DeMar DeRozan e DeMarre Carroll de titulares e com Terrence Ross e Norman Powell vindo bem do banco. Ambos estão entrando em seus últimos anos de contrato (a franquia tem a opção de permanecer, ou não, com eles para 2017/2018).

Serão, portanto, nove brasileiros na próxima temporada da NBA. O que você espera deles? Conte aí nos comentários!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.