Topo

Bala na Cesta

Nas palavras de Barack Obama, o legado de Pat Summitt, que faleceu ontem

Fábio Balassiano

29/06/2016 14h00

*Por Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, em seu Facebook

obama1Ninguém saiu das quadras do basquete universitário mais vezes vitorioso do que Pat Summitt, de Tennessee. Durante quatro décadas, ela superou seus rivais, fez do verbo vencer uma atitude, amava seus jogadores como uma família e se tornou um modelo para milhões de americanos, incluindo as nossas duas filhas. Seu sucesso sem precedentes mostra que ela nunca teve uma temporada com mais derrotas do que vitórias em 38 anos de carreira, mas, e mais importante, uma taxa de graduação de 100% entre suas atletas. Mesmo com isso tudo seu legado é medido também pelas gerações de mulheres e homens que admiravam a competitividade e caráter intensos de Pat. Como consequência, ela encontrou em todos a confiança para treinar duro, jogar forte e viver com coragem dentro e fora e fora das quadras. Como Pat disse uma vez: "O que eu vejo não são os números das minhas atletas. O que eu vejo são seus seus rostos. "

pat2Pat aprendeu desde cedo que todos devem ser tratados da mesma maneira. Quando ela iria jogar basquete contra seus irmãos mais velhos, eles não a tratavam de forma diferente. Mais tarde, sua carreira que a levaria ao Hall da Fama contaria a história da evolução do esporte que ela ajudou a transformar. Pat começou a jogar antes do Title IX (mais aqui) e começou a treinar antes da NCAA reconhecer o basquete feminino como esporte. Quando ela assumiu o comando da Tennessee como uma menina de 22 anos de idade, ela tinha que lavar os uniformes de suas jogadoras. Depois que, em 2012, Pat deixou o cargo de treinadora de Tennessee a faculdade tinha oito anéis de campeã universitária e tinha cortado redinhas em estádios lotados.

Medal of Freedom Awards at The White HousePat era um patriota que ganhou medalhas olímpicas para o nosso país como jogador e treinador, e tive a honra de atribuir-lhe a Medalha Presidencial da Liberdade. Ela era uma orgulhosa moradora do Tennessee que, estava em uma visita de de recrutamento, exigiu ao motorista de seu carro que retornasse a Knoxville para que seu filho pudesse nascer em seu estado natal. E ela era um lutadora inspiradora. Mesmo após a doença de Alzheimer suavizar sua memória, quando ela começou uma luta pública e corajosa contra essa doença terrível, Pat teve a graça e perspectiva para nos lembrar que "Deus não faz as coisas para ser cruel. Faz as coisas para nos aliviar. Ele leva as coisas para que possamos voar".

Michelle e eu enviamos nossas condolências à família de Pat Summitt – que inclui os ex-jogadores e fãs do basquete no seu Estado-Natal e nos Estados Unidos".

pat4Nota do Editor: Pat Summitt faleceu ontem aos 64 anos. Ela foi "só" oito vezes campeã nacional universitária por Tennessee, faculdade que dirigiu entre 1974 e 2012 sem NUNCA ter tido uma temporada com mais derrotas do que vitórias. Ela é considerada uma das melhores formadoras de atletas de todos os tempos (12 atletas olímpicas passaram por suas mãos, 1098 vitórias na carreira, 112 vitórias no Torneio Nacional , ouro olímpico como treinadora em 1984 e 7X técnica do ano na NCAA). Estava lutando contra o mal de Alzheimer. Não resistiu. Fica seu eterno legado de respeito ao jogo, lideranças com as atletas e inúmeros jogos geniais.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.